Os alunos do curso de Enfermagem visitaram no dia 24 de março, creches de Caxias para desenvolver atividade de responsabilidade social que abordou o tema: “O cuidar em enfermagem no desenvolvimento sustentável”, com crianças na faixa etária de cinco anos.
Na oportunidade, os acadêmicos explicaram sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Garrafas pet, palitos de picolé e outros materiais que são descartados no meio ambiente, foram reaproveitados e transformados em brinquedos para a recreação da garotada.
Os acadêmicos levaram vários tipos de brinquedos confeccionados a partir do material reciclável e ensinaram as crianças como construir brinquedos com os produtos que podem ser jogados no lixo. As informações foram repassadas de forma bem criativa, através de uma peça de teatro, alguns com caras pintadas, outros caracterizados de personagens infantis. Os alunos acreditam que conseguiram repassar as informações de forma positiva para o público alvo.
Para a acadêmica do 5º período de Enfermagem Laine Sousa da Costa a atividade de responsabilidade social é de grande importância para os alunos e a instituição. “temos a oportunidade de levar informações de interesse da comunidade, nessa atividade específica de hoje, falar para as crianças da importância de se preservar o meio ambiente, através da reciclagem, e mostrando para elas como é divertido fazer isso, construindo brinquedos com esse material, que muitas das vezes é descartado no lixo e acaba prejudicando o meio ambiente. Então, foi muito bom poder contribuir com a formação dessas crianças, despertando nelas essa conscientização sobre o meio ambiente, porque a responsabilidade social é isto, é compartilhar informações que adquirimos na faculdade para a comunidade.”
Essa é a primeira etapa da atividade que está prevista em três outros momentos que serão desenvolvidos em unidades básicas de saúde, praças e na comunidade em geral. Nesse primeiro momento contou com a participação de 110 alunos, 02 professores e cerca de 140 crianças foram atendidas nas Creches Marcelo Dino no bairro Caldeirões e Aluizo lobo no bairro Ponte.
Clique aqui e confira mais fotos