A palestra “Experiência de Usuário – UX em produtos digitais” foi ministrada pela egressa de ADS Hânnely Ribeiro Reis. O evento foi uma iniciativa da Coordenação de ADS e teve como objetivo mostrar e colocar em prática os principais conceitos e princípios de UX para que os alunos possam desenvolver interfaces digitais consistentes e fáceis de usar, apresentando técnicas para compreender as necessidades de seus usuários.
Na oportunidade, a palestrante apresentou métodos de design: diaries studies, storyboards, esboços, cenários de vídeo e prototipagem de experiência. Bem como descreveu os problemas e desafios para alcançar um processo de design centrado no ser humano. Ela também promoveu uma discussão crítica sobre a adequação de potenciais, métodos de projeto de experiência do usuário.
De acordo com Hânnely Ribeiro, o crescimento da internet e do desenvolvimento de aplicativos e softwares, o termo UX ou User Experience tornou-se um termo essencial no desenvolvimento de produtos.
A experiência do usuário – UX é uma ampla área de conhecimento e desafios sobre como melhorar o contato dos usuários com produtos digitais e como essas pessoas vivenciam esse uso.
É um mercado enorme, sendo essencial na Web, em aplicativos, jogos e outros produtos digitais. Um especialista UX é essencial em projetos de tecnologia. Hânnely Ribeiro atualmente mora em Teresina e trabalha em uma das maiores empresas de software do Nordeste, Inforway, uma grande empresa grande de gestão na área de saúde, na função de UI/UX Designer.
Para ela, os estudos devem ser prioridade, como uma forma de se destacar no mercado de trabalho. “Ao concluir a graduação, o aluno tem que continuar estudando. Hoje, a chance de ficar obsoleto se não estiver atualizado com as novidades do mercado de trabalho é uma realidade, a área de tecnologia inova praticamente a cada minuto, portanto a busca pelo conhecimento é muito importante, digo por experiência própria”