Dia do Bibliotecário

Publicado em 11/03/2009 19:40:26

12 de março é o Dia do Bibliotecário. O bibliotecário é um profissional de nível superior (bacharelado em Biblioteconomia), cujo exercício é regulamentado por lei e fiscalizado por Conselhos Regionais de Biblioteconomia. Nas bibliotecas, ele é uma espécie de administrador: gerencia a equipe da biblioteca e os trabalhos que envolvem a organização e disseminação do acervo (seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação, serviço de atendimento, etc.), implementa e gerencia os sistemas de informação, entre outras atividades.

"O bibliotecário é o intermediador. Ele é quem traz as informações das editoras, passa para a direção do órgão, fazemos as cotações dos livros, nós temos que saber o conteúdo: as bibliografias básicas e as complementares de cada curso", acrescenta Natali Macedo da Cunha, bibliotecária da Facema.

Na Facema todo o sistema da biblioteca é informatizado para garantir um atendimento mais dinâmico aos usuários. "Nós temos o controle de todo o acervo. Aqui é registrado tudo, o que é emprestado, o que é devolvido, o que não está funcionando mais. Então nós temos como controlar tudo de forma organizada e bem dinâmica", diz.

Ela ressalta que o aluno da Facema é privilegiado. "O aluno da Facema tem um certo privilégio, pois a biblioteca é bem estruturada. Nós temos a sala de estudo multimídia, onde os alunos podem ver seus DVDs, CDs, desde que seja passado aqui por nós, temos uma equipe que fica no balcão sempre pronta a atender todas as necessidades, tem a sala de estudo geral, temos computadores para acesso à internet, além de contarmos com um acervo de quase 11 mil exemplares. Então eles têm muita coisa a aproveitar e usufruir bastante da biblioteca", conclui.

Como surgiu o Dia do Bibliotecário?

No Brasil, a data foi criada em homenagem a Manuel Bastos Tigre (nascido em 12 de março de 1882). Figura de múltiplos talentos e profissões formou-se engenheiro, mas também exerceu ocupações como jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário e, especialmente, bibliotecário. É considerado o primeiro bibliotecário por concurso no Brasil, atuando no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Parabéns a todos os bibliotecários!

Fonte: Biblioteca Virtual / Facema / Luciana Lobão