Foi realizado nos dias 11 e 12 de maio, no auditório da Facema, o II Colóquio de Direito, que abordou o tema: “Diversidade afetiva sexual: discussões contemporâneas”. A iniciativa partiu da Coordenação do curso de Direito e teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a necessidade de proteção às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis – LGBT, tendo como referência os marcos jurídicos-legais de cidadania e direitos de LGBT, no que tange a diversidade sexual.
No primeiro dia de programação, as palestras foram com a Empresária e Advogada Márcia Rocha, que falou sobre o “Direito de Existir”.
“É extremamente importante discutir esse tema, porque tem muitas pessoas morrendo por conta de preconceito, falta de informação. E o preconceito nada mais é que ignorância. Assim, temos a oportunidade de levar conhecimento e informação técnica de boa qualidade para as faculdades, principalmente para os profissionais de Direito, que são as pessoas que tem a maior possibilidade de fazer modificações profundas na sociedade para o bem dela própria, é importante demais.”
Em seguida, a palavra foi concedida ao Diretor Acadêmico Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves que deu boas vindas a todos os presentes e falou sobre a assinatura da Resolução N° 001/2017, pela Diretoria Executiva da IES que trata da aprovação da utilização do nome social na Facema, para alunos e alunas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgênicos – LGBT, conforme prevê Decreto Nacional.
Após esse momento, a fala foi concedida ao Coordenador do curso, Profº Dr. Giorge André Lando, e em seguida a palestra “O Combate e a prevenção à homofobia e o sistema de Justiça” foi abordada pelo Assistente Social Victor Sampaio Kozlowski Ferreira e a Profª Espc. da Facema Ana Vitória Alcântara.
No segundo dia, mais duas palestras: “Adoção para pares homoafetivos”, com o Advogado Moacir César Pena Júnior, e “O papel da OAB na defesa dos direitos da população LGBT”, ministrada pelos advogados Marcos Alexandre Assaiante e Glaudson Lima Gomes.
Para a acadêmica do 1º período de Direito Ana Gabriele Vila Nova Gomes o tema discutido nesse ano no colóquio, foi muito interessante. “Temos mesmo que abordar mais essas temáticas, para combater o preconceito da sociedade, que infelizmente ainda é latente. A palestra com a Dra Márcia foi interessante porque foram esclarecidos muitos pontos sobre o assunto que eu, por exemplo, não sabia, apesar de ser uma defensora da classe LGBT.”
Clique aqui e confira mais fotos