Do analógico ao digital: a evolução do atendimento ao aluno no UniFacema

Publicado em 22/05/2023 09:43:02

A tecnologia tem sido aliada de instituições de ensino há pelo menos 2 décadas com o objetivo de melhorar, ampliar e facilitar os processos de relacionamento e aprendizagem. Os avanços tecnológicos nos últimos tempos têm sido evidentes na sociedade e o mundo digital tem alcançado cada vez mais espaço no nosso cotidiano.

Junto com a era digital, veio a necessidade de adaptação e evolução nos atendimentos acadêmicos. Dessa forma, as ferramentas digitais deixam para trás o modo “atendimento analógico”. Sendo assim, o UniFacema entende a importância da inclusão da tecnologia de ponta no atendimento e relacionamento com seus alunos e alunas, a fim de otimizar processos e lhes oferecer a melhor experiência possível.

Com o auxílio dessas ferramentas, o UniFacema passou a disponibilizar variados canais de comunicação, assim, seus alunos e alunas podem escolher o que mais tiverem afinidade, facilitando o acesso à instituição.

Thais Michele da Silva Costa, Supervisora do Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro (NAAF) do UniFacema, fala sobre esses novos tempos.

“Com o surgimento da pandemia da Covid 19, percebemos a necessidade de mudar a forma de atendimento da nossa comunidade acadêmica, fazendo uso de novas tecnologias que nos permitiam a comunicação entre o aluno e o UniFacema de qualquer lugar em que este estivesse.  Nesse primeiro momento, usávamos o whatsapp, como meio de atendimento.  Depois, entendemos que precisaríamos melhorar ainda mais essa comunicação, foi então que lançamos o uso da plataforma TALLOS, que nos permite enviar documentos, áudios, mídias e o registro de todas as vezes em que o aluno entra em contato conosco, com a possibilidade de salvarmos esses atendimentos. Ainda nesse caminho de aprimoramento, passamos a utilizar o RM TOTVS, que nos permite disponibilizar requerimentos, antes feitos somente de forma presencial, agora de forma online. Assim, o aluno não precisa mais sair de casa para fazer os requerimentos necessários”

O coordenador de TI do Unifacema, Murilo Simões Carneiro, complementa as informações sobre as novas tecnologias adotadas pela IES.

“O UniFacema, que leva a tecnologia em seu nome, busca sempre inovar e oferecer conforto à sua comunidade acadêmica. Destaco outra aquisição muito relevante para a nossa comunicação, que é o sistema FLUGO. Com ele, os discentes conseguem agendar os principais atendimentos de forma remota e acompanhar o andamento pelo whatsapp. Assim, o aluno não precisa permanecer no setor de atendimento aguardando ser chamado, pois pode acompanhar o andamento da fila pelo celular. Isso vale para atendimentos presencial e remoto. O discente pode agendar o atendimento com o coordenador do seu curso, por exemplo.

Diante deste novo comportamento e pela visão do setor de ensino, o telefone foi se tornando uma segunda opção e centrais de atendimento físico, cada vez sendo menos visitadas por estudantes com a finalidade de tirar dúvidas ou resolver pendências, ou seja, o atendimento digital hoje em dia é considerado primordial em estratégias de relacionamento com nossos(as) estudantes.