UniFacema

Do analógico ao digital: a evolução do atendimento ao aluno no UniFacema

Publicado em 22/05/2023 09:43:02



A tecnologia tem sido aliada de instituições de ensino há pelo menos 2 décadas com o objetivo de melhorar, ampliar e facilitar os processos de relacionamento e aprendizagem. Os avanços tecnológicos nos últimos tempos têm sido evidentes na sociedade e o mundo digital tem alcançado cada vez mais espaço no nosso cotidiano.

Junto com a era digital, veio a necessidade de adaptação e evolução nos atendimentos acadêmicos. Dessa forma, as ferramentas digitais deixam para trás o modo “atendimento analógico”. Sendo assim, o UniFacema entende a importância da inclusão da tecnologia de ponta no atendimento e relacionamento com seus alunos e alunas, a fim de otimizar processos e lhes oferecer a melhor experiência possível.

Com o auxílio dessas ferramentas, o UniFacema passou a disponibilizar variados canais de comunicação, assim, seus alunos e alunas podem escolher o que mais tiverem afinidade, facilitando o acesso à instituição.

Thais Michele da Silva Costa, Supervisora do Núcleo de Atendimento Acadêmico e Financeiro (NAAF) do UniFacema, fala sobre esses novos tempos.

“Com o surgimento da pandemia da Covid 19, percebemos a necessidade de mudar a forma de atendimento da nossa comunidade acadêmica, fazendo uso de novas tecnologias que nos permitiam a comunicação entre o aluno e o UniFacema de qualquer lugar em que este estivesse.  Nesse primeiro momento, usávamos o whatsapp, como meio de atendimento.  Depois, entendemos que precisaríamos melhorar ainda mais essa comunicação, foi então que lançamos o uso da plataforma TALLOS, que nos permite enviar documentos, áudios, mídias e o registro de todas as vezes em que o aluno entra em contato conosco, com a possibilidade de salvarmos esses atendimentos. Ainda nesse caminho de aprimoramento, passamos a utilizar o RM TOTVS, que nos permite disponibilizar requerimentos, antes feitos somente de forma presencial, agora de forma online. Assim, o aluno não precisa mais sair de casa para fazer os requerimentos necessários”

O coordenador de TI do Unifacema, Murilo Simões Carneiro, complementa as informações sobre as novas tecnologias adotadas pela IES.

“O UniFacema, que leva a tecnologia em seu nome, busca sempre inovar e oferecer conforto à sua comunidade acadêmica. Destaco outra aquisição muito relevante para a nossa comunicação, que é o sistema FLUGO. Com ele, os discentes conseguem agendar os principais atendimentos de forma remota e acompanhar o andamento pelo whatsapp. Assim, o aluno não precisa permanecer no setor de atendimento aguardando ser chamado, pois pode acompanhar o andamento da fila pelo celular. Isso vale para atendimentos presencial e remoto. O discente pode agendar o atendimento com o coordenador do seu curso, por exemplo.

Diante deste novo comportamento e pela visão do setor de ensino, o telefone foi se tornando uma segunda opção e centrais de atendimento físico, cada vez sendo menos visitadas por estudantes com a finalidade de tirar dúvidas ou resolver pendências, ou seja, o atendimento digital hoje em dia é considerado primordial em estratégias de relacionamento com nossos(as) estudantes.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

junho
08

Feriado Nacional – Corpus Christi

10

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

03

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

19

Período para realização da Segunda Avaliação Escrita (NP2)

20

Período para realização da Segunda Avaliação Escrita (NP2)

21

Período para realização da Segunda Avaliação Escrita (NP2)

22

Período para realização da Segunda Avaliação Escrita (NP2)

23

Período para realização da Segunda Avaliação Escrita (NP2)

24

Período para realização da Segunda Avaliação Escrita (NP2)

24

Período destinado a solicitação de prova de segunda chamada da 2ª avaliação (NP2)

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2023 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.