Egressa de Serviço Social tem artigo publicado em revista científica internacional

Publicado em 26/08/2021 16:05:26

O artigo ‘Reflexões sobre a Exploração Sexual Infantojuvenil no período Carnavalesco’ de autoria da egressa de Serviço Social do UniFacema, Vanessa da Silva Nogueira,  foi publicado na revista científica, International Journal of Development Research (IJDR), conceito Qualis/Capes A2. O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa, sob orientação da Prof. Msc. Maria de Jesus Martins de Andrade Cunha.

Esta produção teve como objetivos analisar a contribuição do Assistente Social no enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil, no período do carnaval. Buscou identificar os motivos que levam a crianças e adolescentes a serem alvos desse tipo de violação de direitos; além de debater sobre os tipos de projetos e ações orquestrados para o enfrentamento dessa problemática sob a luz do Estatuto da Criança e do Adolescente.

jesus
Profa. Msc. Maria de Jesus Martins de Andrade Cunha

“Externo que é uma grande honra ter uma publicação numa revista internacional com conceito Qualis/Capes A2 e mais honroso ainda é publicar junto com nossa acadêmica de Serviço Social, Vanessa da Silva Nogueira, e com a colaboração de outros colegas professores do UniFacema, que muito contribuíram para o melhoramento da temática desenvolvida. Temática essa, inovadora e muito necessária para dar visibilidade a esse grave problema de saúde pública que potencializa as desigualdades, a violência e infelizmente, as expressões da questão social que vulnerabiliza  ainda mais com esse segmento social que são as crianças e adolescentes”, destaca a Profa. Msc. Maria de Jesus Martins de Andrade Cunha.

A Professora ainda destaca que essa é uma temática muito cara ao Serviço Social, bem como ao processo de trabalho do Assistente Social.

WhatsApp_Image_2021-08-19_at_15.12.20
Vanessa da Silva Nogueira
Egressa de Serviço Social

“Desde o início do curso de Serviço Social sempre tive um interesse voltado para a defesa intransigente dos Direitos da Criança e do Adolescente. Assim, falar sobre exploração sexual infantojuvenil no período carnavalesco, para mim, enquanto futura Assistente Social, é de extrema relevância, afinal, embora seja uma temática pouco abordada é algo que está presente na sociedade brasileira”, pontua a egressa.

Vanessa também coloca que ter esse artigo publicado em uma revista internacional é, para ela, motivo de grande honra e alegria. E frisa que é uma importante conquista acadêmica que, sem dúvida, irá agregar muito em seu currículo.

“Agradeço a Deus por me proporcionar essa realização, a minha orientadora, Profª. Msc. Maria de Jesus Martins de Andrade Cunha, pelos ensinamentos e compromisso a esse longo processo de formação, e também ao UniFacema por disponibilizar um quadro de professores que agregaram muito conhecimento ao nosso processo de formação acadêmica.”