Dois trabalhos de egressos de ADS do UniFacema foram aceitos em agosto pela Escola Regional de Informática – ERIPI, em Teresina, Piauí, apresentados na modalidade pôster. Os artigos: “App conheça Caxias o uso do leitor de QR-code com fins educativos, turísticos e histórico” do egresso Alemax Fernandes da Silva e “Jogo educativo como ferramenta para inclusão do ensino religioso utilizando libras”, do egresso Cosme Lopes de Oliveira, ambos com orientação do Profº Msc. Hilson Barbosa da Silva.
Para o Profº Msc. Hilson Silva, foi uma honra poder orientar os egressos, “e ao mesmo tempo foi uma oportunidade em dar visibilidade ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniFacema, o que confirma o bom serviço que vem sendo desempenhado pelo corpo docente do curso de ADS, que tem como objetivo não apenas capacitar tecnicamente, mas também incentivar os alunos à pesquisa.”
Para o egresso de ADS Cosme Lopes a importância de ter participado dessa pesquisa foi poder contribuir com a inclusão social e digital para pessoas com deficiência. “Então desenvolver o Jogo Educativo “Em Busca do Conhecimento”, e essa inovação foi a principal diferença que pude realmente identificar, porque esse jogo para a pessoa com deficiência fornece uma possibilidade dele está inserido no meio tecnológico através do jogo.”
O Coordenador de ADS Profº Msc. Carlos Alberto Silveira destaca a importância dessas conquistas para o curso. “A publicação de artigos, como também a produção de software, que é o objetivo principal do curso, vem sendo alcançado de forma positivo. Os professores vem ao longo do tempo, incentivando os alunos a realizarem pesquisa bem como participarem de eventos, congressos, e essa publicação do professor Hilson que envolveu não só a parte da pesquisa como também a produção de software para aplicativos e celulares foram desenvolvidas com sucesso, então é muito gratificante ver o resultado desses projetos de pesquisas que nós estamos implantando ao longo do tempo, e agora com o projeto que nós estamos concluindo da fábrica de software.”