Em expansão, UniFacema agora chega em Presidente Dutra

Publicado em 15/02/2022 11:51:46

O UniFacema, Campus Presidente Dutra, já começou a receber as primeiras avaliações da Comissão do Ministério da Educação (MEC), com o fim de inteirar-se sobre a estrutura da instituição, a qualidade do corpo docente, dentre outros fatores que garantem o bom funcionamento de um Centro Universitário como o UniFacema. Essa avaliação é de suma importância pelo fato de validar a IES a funcionar, bem como promover o processo de interiorização do Ensino Superior, possibilitando um número maior de pessoas a terem acesso a uma Instituição de Ensino Superior de qualidade dentro do Estado Maranhense.

Todo esse processo de expansão do UniFacema iniciou com o credenciamento do Centro Universitário, onde a legislação deu a possibilidade da IES se tornar multicampi, dentro do próprio Estado. Dessa forma, desde 2018 quando a Instituição recebeu esse credenciamento, a ideia de amplificação, passou a fazer parte do planejamento estratégico do Unifacema.

Esta expansão tem sido imprescindível para mudança da vida social e profissional das pessoas residentes do município, como também, dos municípios circunvizinhos. Como destacou, Prof. Marcos Aurélio de Araújo Alves, reitor do UniFacema.

Prof. Marcos Aurélio de Araújo Alves

“Essa interiorização do Ensino Superior, oportuniza um maior número de pessoas a terem acesso ao ensino superior de qualidade, em seus próprios municípios, ou em município próximo ao seu, sendo oportunizado com uma formação em nível superior, o que possibilita uma mudança de vida, em seu aspecto pessoal e profissional, uma vez que ficarão melhores qualificadas para um exercício profissional. Essa interiorização e conseguinte, o atendimento com formação em grau superior a um número maior de pessoas, promove melhoria na qualidade de vida das pessoas e da sociedade, produz riqueza e promove desenvolvimento das pessoas e das cidades.”

O MEC como órgão que regulamenta o Ensino Superior, tem o papel importante nesse processo todo, uma vez que é ele que avalia e dá a autorização para que a IES seja credenciada e os cursos sejam autorizados. Sendo levado em consideração os critérios de qualidade estabelecidos, como o Projeto Pedagógico do curso, o corpo docente e técnico, a infraestrutura arquitetônica e tecnológica que a IES vai oferecer neste novo espaço.

Assim como o Campus Codó já está avaliado com conceito máximo pelo MEC e habilitado a começar as atividades de credenciamento e autorização de curso, em Presidente Dutra já começaram.

A cidade de Presidente Dutra foi selecionada para seguir nesta expansão do UniFacema, pela boa relação já existente entre a Instituição e o Poder Público Municipal e setor privado do município. Como também, o grande número de alunos já existentes daquela cidade e das cidades adjacentes, fazendo o UniFacema perceber a necessidade de facilitar a permanência desses alunos na IES, mesmo que em outro Campus, como também o ingresso de novos acadêmicos.

“As expectativas do UniFacema com o credenciamento do Campus de Presidente Dutra e autorização de seus cursos lá, que serão ofertados: odontologia, enfermagem, fisioterapia, direito e engenharia civil, são as melhores possíveis, porque assim estaremos desenvolvendo um ensino superior, com a nossa  experiência já comprovada em Caxias, nessas áreas, e promovendo o desenvolvimento das pessoas e da sociedade e por conseguinte produzindo qualidade de vida.” Prof. Marcos Aurélio de Araújo Alves, reitor do UniFacema.

Fachada do UniFacema / Campus Presidente Dutra

março