A Profª Drª Liana Maria Ibiapina do Monte, coordenadora do curso de Serviço Social do UniFacema, teve artigo de sua autoria ‘O QUE ESTAVA SÓLIDO, É AGORA DESMONTADO: A DESCONSTRUÇÃO DE UM GÊNERO COMO FIXO IDENTIFICAÇÃO’, publicado na revista científica, International Journal of Development Research (IJDR), conceito Qualis/Capes A2.
O artigo argumenta que o gênero flui e é um direito das pessoas serem identificadas da forma com a qual, elas se sentem confortáveis. Ao mesmo tempo, problematiza que pessoas transexuais tem direito a mudar de nome desde que assim queiram, sem que seja preciso apresentar um laudo médico que ateste qualquer tipo de doença ou transtorno; ou que se submeta a uma intervenção cirúrgica, para uma redesignação sexual.
“Percebo que o referido artigo aborda uma discussão sobre a emergência conceitual de gênero e suas implicações, abordagens empíricas e analíticas das relações sociais. Chamando atenção para formação profissional no contexto da divisão sexual do trabalho, refletindo assim, sobre a igualdade de gênero,” finaliza a professora.