Empossados os novos membros da CIPA do UniFacema

Publicado em 26/02/2024 17:31:08

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema, empossou na última quinta-feira (22/02), os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Entre as principais atribuições da CIPA está a identificação dos riscos do processo de trabalho mediante elaboração do mapa de riscos, com a participação do maior número possível de trabalhadores. Deve também, elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva de problemas de segurança e saúde no trabalho, auxiliando na implementação e controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de atuação nos locais de trabalho.

Durante o evento de posse foram discutidos temas relacionados ao calendário de reuniões, elaboração de projetos de atividades com os colaboradores, a realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e o aprimoramento da campanha de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

A nova presidente da CIPA, Helen Diana dos Santos Luz Rolim acrescenta que ainda serão desenvolvidas atividades direcionadas para a saúde mental dos funcionários, e também ações educativas em relação à ergonomia e bem-estar no ambiente de trabalho, pois o planejamento para  2024, é que a CIPA esteja mais próxima dos funcionários, com atividades e ações que melhorem o local de trabalho de uma forma mais dinâmica  e efetiva.

Em suas reuniões, a comissão deve avaliar o cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir situações identificadas como típicas de risco. Os trabalhadores devem ser informados, por meio da comissão, todas as várias situações relativas à segurança e saúde no trabalho. Finalmente, a CIPA deve promover, anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Conheça os novos membros da CIPA:

Representantes eleitos pelos empregados:

Roberth Willian Mendes Santos

George Luis Rocha Santos

Lindomasso Alves Oliveira

Miguel da Silva Rios

Representantes indicados pelos empregadores:

Helen Diana dos Santos Luz Rolim

Edson Rodrigues da Silva