O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Atualmente, o ENADE é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A aplicação do Enade tem periodicidade máxima da avaliação trienal para cada área do conhecimento. Este ano, o Enade será realizado no dia 20 de novembro.
Os cursos da Facema que estão inscritos para participar do Enade são: Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Nutrição, como concluintes, e Educação Física, como ingressante. O Exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – Sinaes. É importante destacar que os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país e são utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
A Coordenadora Acadêmica da Facema, Profª Espc. Dayane Leitão Machado de Castro, destaca a importância de os alunos participarem do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: “Esse exame avalia e apresenta o rendimento dos nossos alunos em relação a todos os conteúdos programáticos trabalhados durante o curso, por isso apenas os alunos concluintes estão autorizados a fazer a prova. No caso dos alunos ingressantes, são apenas informados e cadastrados. Outro ponto importante a ser destacado é que a participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como a expedição do diploma pela IES. Destacamos também que atualmente muitas empresas, ao contratar o profissional, solicitam o resultado de desempenho do estudante no Enade. Isso mostra que o exame se tornou um instrumento balizador da formação do aluno, por isso, destacamos a importância da avaliação e do peso que tem para o futuro profissional desse concluinte.”