A parceria entre a Facema e a Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi finalizada em encontro realizado entre os dias 24 e 28 de julho na FURG na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O encontro teve como objetivo concluir o projeto do Mestrado Interinstitucional – Minter firmado entre as duas instituições. A Facema foi representada pelo Diretor Acadêmico da Facema Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves e a Profª Drª Elaine do Nascimento. Na pauta da semana, reuniões e elaboração do projeto Minter que será desenvolvido em Caxias.
Em um primeiro momento, Profº Msc. Marcos Aurélio e Drª Elaine do Nascimento estiveram reunidos com a Escola de Enfermagem, Coordenação do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da FURG, trabalhando diretamente com a Coordenadora do MINTER/DINTER – FURG Profª Drª Mara Regina Santos da Silva e as professoras Marta Regina César Vaz e Adriane Maria Netto de Oliveira, já em um segundo momento, a reunião foi com os alunos do programa de Mestrado da FURG, com a proposta de dá início ao intercâmbio entre as instituições, finalizando assim a parceria entre Facema e FURG. Ainda durante a semana, foi elaborado o projeto do curso, seleção de disciplinas e professores, formatação da oferta para Caxias, processo de seleção e estabelecimento das diretrizes para a oferta e seleção do programa para o ano de 2018.
A expectativa agora é a publicação do edital pela Capes para que seja disponibilizada a oferta do programa em Caxias. Para o Diretor Acadêmico, Profº Msc. Marcos Aurélio a semana de trabalho intenso, na cidade de Rio Grande, foi bastante proveitosa.
“Primeiro porque aproximou duas instituições com objetivos comuns, embora em espaços sócio-ambientais e econômicos diferentes, mas que tem o mesmo objetivo em formar, qualificar profissionais e também desenvolver os estudos e pesquisas na área de saúde e da Enfermagem, sendo esse um grande ponto positivo. Outro ponto a ser destacado, é que estamos qualificando o profissional da Facema, consequentemente melhoraremos a qualidade do ensino da IES, a qualidade da mão de obra no mercado de trabalho dos profissionais de saúde, que atuam no exercício da saúde possibilitando no futuro a criação de um programa próprio de stricto sensu de Mestrado e Doutorado da Facema, na área da saúde.”