Foi realizado no último dia 18 de maio, na área de vivência da Facema, atividade em comemoração Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A ação foi desenvolvida pelos alunos do 5º período de Enfermagem, orientados pela Profª Esp. Surama Almeida Oliveira, que ministra a Disciplina Enfermagem na Saúde Mental.
Os alunos que foram divididos em grupos, retrataram através de cartazes e banners, o sofrimento psíquico de pessoas que tinham problemas de saúde mental, vítimas de atrocidades em manicômios durante séculos. A ação também teve como objetivo esclarecer a importância da Reforma Psiquiátrica, bem como a implantação da Rede de Saúde Mental e Atenção Psicossocial e da instauração de novas práticas no movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Para a acadêmica do 5º período de Enfermagem Joyce de Sousa Leal, participar dessa ação, que comemorou 30 anos da Luta Antimanicomial, por uma sociedade sem manicômios e a reforma psiquiátrica é de grande importância:
“estamos tentando mostrar aqui para os outros estudantes, que não é prendendo que a gente consegue tratar uma pessoa com problemas mentais, temos que ter um olhar diferente para estas pessoas que sofrem de doenças mentais, sabendo respeitar e não excluindo da sociedade, mas tentando reintegrar os mesmos.”
Clique aqui e confira mais fotos