As atividades da Semana Pedagógica da Facema foram encerradas no dia 29 de julho, sexta-feira com uma programação variada. Palestra “Aula: como planejar, executar e avaliar” ministrada pela Drª Cleire Amaral Rodrigues, apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Avaliação e Ensino à Distância como depoimentos sobre prova integrada, dados da oferta de disciplinas com até 20% de carga horária online, e a entrega de certificados da Formação online de professores da IES.
Na palestra de Drª Cleire Amaral os professores aprenderam novos métodos de como desenvolver a estrutura de aula, organização de um tema na aula e como a aula deve ser na perspectiva do currículo nacional, bem como as orientações pedagógicas da Facema que contempla os princípios pedagógicos brasileiros.
Para a palestrante, hoje o professor tem que está “antenado” às novas perspectivas e expectativas tanto dos alunos como da sociedade de um modo em geral, portanto, “a dica é, abandone o modelo tradicional de aula, porque não funciona mais, o aluno mudou, a expectativa da relação com o conhecimento, também, houve uma mudança na forma das pessoas lidarem com o conhecimento, então a opção é abandonar a aula tradicional e tentar fazer aulas que valorize mais o raciocínio do que a memória.”
Para o Profº Espc. Héllio Martins Linhares a semana pedagógica proporcionou um embasamento teórico da metodologia, que pode ser aplicada no dia a dia, tanto na avaliação como no planejamento da aula. “Sendo assim, nós vamos poder chegar realmente a uma avaliação qualitativa com bons resultados, e todo esse conhecimento foi muito motivador, primeiro que nos trouxe uma sociabilização com os colegas de outros cursos e no segundo momento, essa capacitação nossa como profissional vai melhorar a formação dos profissionais que estarão futuramente no mercado de trabalho.”
Segundo o Profº Msc. Joelson Moraes, a palestra foi excelente, porque veio agregar novos conhecimentos e potencializar a prática pedagógica e a formação continuada dos professores da IES. “A ideia que nos foi repassada é tirar o aluno da zona de conforto e fazer com que ele sinta interesse, porque o conhecimento é a relação entre desejo e conhecimento, e a partir do momento que o professor se desprega das suas práticas que fica apenas parado no certo tempo, então irá de certo modo trazer o aluno para a realidade, e fazer com que possa aprender e atribuir sentindo a aprendizagem.”
Clique aqui e confira mais fotos