Nesta sexta-feira (22), a Escola de Humanas e Negócios realizou suas últimas atividades da IV Jornada Científica do UniFacema.
Com o tema “Relações Humanas, Cenário de Crise e Prática Profissional”, a Escola de Humanas e Negócios abriu este evento no dia 20 de outubro, no auditório do UniFacema, com a palestra magna “Crise, as Relações Humanas e a Efetividade do Direito à Saúde”. O encontro reuniu a enfermeira e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), Leopoldina Cipriano, da Promotora de Justiça do PI, Dra. Karla Daniela Furtado, e do Advogado especialista em Direito Médico Dr. Allan Barboza. Essa palestra de abertura teve como objetivo debater a efetivação da prerrogativa constitucional do direito à saúde bem como tratar da atual crise que envolve o sistema de saúde no Brasil. No debate, foram também discutidos temas como a judicialização da saúde e a necessidade de diálogo interinstitucional durante a pandemia no nosso país,
As atividades da Escola de Humanas e Negócios na IV Jornada Cientifica se estenderam até o dia 22 de outubro, com a realização de palestras e minicursos que aconteceram também de forma híbrida.
Os temas abordados nos eventos da Escola de Humanas e Negócios foram: “Desenvolvimento Profissional em Tempos de Crise” (minicurso), “Aprendizagem Criativa na Prática” (minicurso), “O cenário de crise e a proteção de dados” (palestra), “Educação em Emergência: A Escola no Cenário da Covid-19” (palestra), “Reflexões sobre Violência de Gênero e Feminicídio no Cenário da Pandemia (palestra), “Introdução ao Mercado de Capitais”(palestra), “Os Desafios da Escrita Científica”(palestra), “Acordo de não Persecução Penal no Contexto da Pandemia” (palestra).
Dr. Nestor Ximenes
Advogado Criminalista e Professor Universitário
Dentre os convidados externos, o palestrante Dr. Nestor Ximenes, advogado criminalista e professor universitário, trouxe em seu minicurso o tema "Acordo de não persecução penal no contexto da pandemia", instituto que foi regulamentado recentemente, por meio da Lei 13.694/2019, conhecida como Pacote Anticrime, e que permitiu a expansão do consenso na Justiça Criminal no Brasil. O ANPP se trata de um instrumento de defesa, aplicado em observância aos princípios éticos norteadores da advocacia.
Dr. Leandro Lages
Prof. Universitário e Advogado atuante nas áreas de Direito empresarial e Direito do consumidor
Além disso, a IV Jornada Científica ainda contou com a presença do Dr. Leandro Lages, também professor universitário e advogado atuante nas áreas de direito empresarial e consumidor, que trouxe na palestra intitulada "O cenário de crise e a proteção de dados", um tema que vem ganhando importância no país após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro deste ano. Essa legislação passou a regulamentar o tratamento das informações pessoais dos cidadãos que são utilizadas por organizações públicas ou privadas, estabelecendo padrões mínimos a serem seguidos a fim de proteger a privacidade e a intimidade do titular dos dados.