Nesta segunda-feira (09) a Escola de Humanas e Negócios do UniFacema promoveu uma mesa redonda sobre a temática “Consumo e Redes Sociais”. O evento, que se constitui como o primeiro acontecimento desta Escola, também serviu para recepcionar os coordenadores e professores dos cursos nela inseridos: Administração, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e Moda.
A programação foi aberta oficialmente pelo Prof. Msc. Tiago Leal Catunda, Diretor da Escola de Humanas e Negócios, que conta que a temática abordada por essa mesa redonda é alusiva ao aniversário de 30 anos do Dia Internacional do Consumidor, a ser comemorado no próximo dia 15 de março.
“Neste intento, enquanto Diretor da Escola de Humanas e Negócios, resolvi ampliar a discussão acerca da ideia do consumo e suas formas de execução, mais precisamente voltado para o campo da rede social. Pois entendo, como salutar, que os acadêmicos desta Escola entendam isso, sobre os diversos aspectos que podem contemplar”, pontua o diretor da Escola de Humanas e Negócios, Prof. Msc. Tiago Leal Catunda.
A mesa redonda foi composta pelos professores, Prof. Dr. Leandro Lages, Profa. Esc. Patrícia Ximenes e Prof. Esp. Yuri Ribeiro.
O Prof. Dr. Leandro Lages argumenta que o tema trabalhado na mesa redonda, além de atual, é de dada necessidade para o conhecimento da sociedade, pois segundo ele, o consumidor precisa estar atento à maneira que a publicidade é trabalhada nas redes sociais, se é algo positivo ou negativo para ele, enquanto usuário desta ferramenta tecnológica.
“O Direito do Consumidor tem sido instigado a se fazer presente, em diversas situações que envolve o campo das redes sociais; haja vista, que essas redes vem provocando um grande dilema no que diz respeito a esse assunto, por possibilitar uma vasta gama de produtos envolvendo a publicidade”, coloca a Profa. Esp. Patrícia Ximenes.
Ana Clara Santos, aluna do 3º Período de Direito, diz ter gostado do assunto abordado pela mesa redonda, tendo em vista, a problemática do consumismo desenfreado, percebido principalmente em jovens da sua geração.
Angla Oliveira, aluna do 6º Período de Pedagogia, considera ser de extrema importância adquirir informações que venham a servir de defesa contra malefícios e golpes nas redes sociais, principalmente no tocante, ao ato de comprar. Pondera também, que embora a tecnologia tenha vindo para ajudar a vida social, ela também apresenta artimanhas, e por isso é necessário que seja utilizada de forma consciente.
“Trouxe aqui informações, que mais direcionadas aos alunos do curso de Moda, podem amparar eles na instrução de como se mostrarem presentes “digitalmente”, usando a internet de forma empreendedora”, coloca o Prof. Esp. Yuri Ribeiro.
“Considero que esta mesa redonda nos ajudou a mudar nosso mindset, em vistas a uma nova configuração mais antenada com a realidade de nossos direitos enquanto consumidores dentro do meio virtual”, finaliza o aluno do 5º Período de Direito, João Marcos Cantanhede.
Clique aqui e confira mais fotos