A Escola de Saúde do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema, que engloba os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Estética e Cosmética, e Radiologia, apoia durante este mês, a campanha “Março Lilás”, que tem como objetivo alertar e conscientizar as mulheres, bem como, toda a população, contra o câncer de colo de útero.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a terceira maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Dentre os principais fatores que levam ao desenvolvimento desta doença está a transmissão do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que infecta a pele e mucosas e é transmitido por meio de relações sexuais. Há de ser citado que existem mais de 200 tipos de HPV, porém, somente 14 deles podem causar câncer.
O combate mais atuante contra o câncer de colo de útero é feito através da tomada de prevenção e precauções contra o HPV, por meio da prática de sexo seguro e da realização regular do exame “Papanicolau”; o exame faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino.
“A Escola de Saúde do UniFacema apoia a campanha “Março Lilás”, por entender que o combate as doenças, e no tocante ao câncer de colo de útero, é um problema de saúde pública, logo, onde podemos atuar, seja através da leva de informações ao público, seja através de atividades de conscientização”, coloca a diretora da Escola de Saúde do UniFacema, Profa. Msc. Márcia Sousa Santos.