Escola de Saúde do UniFacema promove a sua VI Jornada Científica

Publicado em 03/11/2023 17:45:32

A Escola de Saúde do UniFacema promoveu a sua VI Jornada Científica, com o tema: “Envelhecimento ativo da população brasileira: espaços, participação, saúde e segurança”, de 25 a 27/10, objetivando oferecer um entendimento contemporâneo sobre o tema do envelhecimento da população brasileira, com a diversas atividades, incluindo: palestras, minicursos e o seminário integrador, que possibilitaram a renovação do conhecimento científico nas mais diversas conjunturas.

A VI Jornada Científica da Escola de Saúde finalizou a sua programação com a realização do “Seminário Integrador”, que tratou do envelhecimento ativo da população, contando com a participação de idosos do Centro de Convivência do Idoso Cangallheiro, que tiveram a oportunidade de frequentar e ocupar os espaços da IES, onde desfrutaram, além de conhecimento e educação, de uma importante troca de experiências com acadêmicos e acadêmicas dos Cursos de Saúde do UniFacema, e ainda puderam vivenciar o uso de novas tecnologias como a realidade virtual aumentada, por exemplo. Os convidados e convidadas também visitaram estandes com explicações de todo o processo de envelhecimento da população, sendo mais um momento bastante rico em troca de aprendizados para todos e todas.

O Coordenador do Curso de Enfermagem do UniFacema, Prof. Dr. Francisco Braz Milanez Oliveira comenta sobre a importância da realização da Jornada e os seus reflexos.

“A Jornada Científica desempenhou um papel crucial tanto para estudantes quanto para a comunidade, com a temática de envelhecimento ativo da população. Ela permitiu que os estudantes mergulhassem no mundo da pesquisa e criassem projetos apresentados no seminário integrador, que compreendessem as complexidades do envelhecimento e desenvolvessem soluções inovadoras. Além disso, a Jornada Científica contribuiu para o bem-estar da comunidade acadêmica, promovendo o estímulo ao futuro envelhecimento saudável de jovens estudantes e melhorando a qualidade de vida dos idosos convidados. O conhecimento gerado nessas Jornadas Científicas promovidas pelo UniFacema é uma ponte entre a teoria e a prática, impulsionando políticas públicas, programas de saúde e a conscientização geral sobre a importância do envelhecimento ativo, garantindo que a sociedade esteja preparada para o seu futuro.”

Os principais conteúdos discutidos durante a Jornada da Escola de Saúde foram: “Envelhecimento saudável”; “Cuidados paliativos e envelhecimento: um olhar na Atenção Primária em Saúde”; “Envelhecimento saudável e promoção de saúde em centros de convivência do idoso”; “Condicionamento físico no envelhecimento”; “ Saúde mental: fatores promovedores do envelhecimento saudável”; “Farmácia clínica geriátrica: abordagens multidisciplinares para um cuidado integrado e personalizado”; “Terapia de reposição hormonal e citologia clínica: uma abordagem integrada sobre a saúde da mulher na terceira idade”; “Direitos da pessoa idosa: promovendo saúde nas instituições de longa permanência”; “Fotobiomodulação na fisioterapia em idosos”.

A Profa. Esp. Jainy Lima Soares, coordenadora do Curso de Fisioterapia do UniFacema destaca os resultados relevantes da Jornada para discentes.

“A Jornada da Escola de Saúde realizada na última semana desenvolveu atividades como: palestras, minicursos e o seminário integrador. E, para os nossos alunos, a Jornada foi espetacular, pois eles conseguiram ter contato com profissionais externos, aprender técnicas que são integrativas aos conteúdos abordados em sala, e interagir com outros alunos de cursos e períodos diferentes, auxiliando no seu aprendizado e networking.”

Por direito garantido ao idoso, entende-se o acesso universal e igualitário a serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo a integralidade da atenção, indo ao encontro das diferentes realidades e necessidades de saúde da população e dos indivíduos.

Assim, a VI Jornada Científica da Escola de Saúde do UniFacema, apresentou uma temática que integrou uma totalidade de inquietações que envolvem o envelhecimento e os seus efeitos. E, para finalizar esta IV Jornada Científica das Escolas do UniFacema, será realizada de 08 a 10/11, a Jornada da Escola Politécnica.

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa