Com o propósito de possibilitar uma formação voltada às necessidades da Sociedade 4.0, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema oferece, desde o ano de 2020, uma nova modelagem curricular que promove a imersão dos alunos em metodologias ativas, trabalhos discentes práticos e efetivos e possibilitam a eles superar desafios e adquirir segurança para construir suas carreiras profissionais.
É destaque nesta nova modelagem a Produção de Projetos Integradores, os chamados PI’s, atividade interdisciplinar que integra as disciplinas de cada semestre, vistas pelos acadêmicos, e que através desta atividade, essas disciplinas interdisciplinares são contextualizadas, levando o aluno a deter de autonomia na busca de seu conhecimento.
A Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, destaca que as atividades são realizadas em grupos, de forma colaborativa, ao longo do semestre e de maneira integrada às demais disciplinas de cada período em todos os cursos de graduação da IES, onde o professor assume o papel de mediador - orientador e faz com que os alunos sejam imersos em um amplo processo de pesquisa por etapas.
“Desta forma, o PI oferece aos alunos a vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, e estes resultados devem atender às necessidades reais da comunidade em geral, consolidando, assim, o compromisso da IES em sua missão de ofertar um Ensino Superior diferenciado para o desenvolvimento da sociedade”, coloca a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo.
A Escola de Saúde do UniFacema, em seus cursos, apresentou vários PI’s neste semestre 2021.1, e dentre eles, foi destaque em cada curso:
Educação Física
Por meio da disciplina ‘Organizações e Marketing Esportivo’, o PI ‘Métodos de Marketing Esportivo para Profissionais de Educação Física que atuam durante a Pandemia’, consistiu em reunir informações do período pré e pós pandêmico, no sentido de entender como os profissionais se adaptaram e quais os métodos mais utilizados por eles, para que não houvesse perda de clientes/alunos e da mesma maneira a conquista de novos clientes/alunos.
“Tivemos como objetivo idealizar e montar um projeto no sentido de potencializar as habilidades de apresentação e busca por pesquisas científicas e conhecimento científico. O que trará como resultado um auxílio em prol de pesquisas futuras e o desenvolvendo do Marketing Profissional de cada um dos integrantes".
(Lara Marília / 5º período)
“Através deste PI, podemos possibilitar um ganho nas duas esferas: aos nossos acadêmicos, possibilitamos conhecimentos sobre protocolos de segurança e eficiência de trabalho dentro da seara de saúde; e, para os Profissionais de Educação Física, demos um norte sobre essa gama de conhecimentos, até mesmo novos, para que eles possam realizar, da melhor forma possível, suas atividades durante a pandemia.”
(Prof. Esp. Raimundo Robson Lopes / Orientador do PI)
Enfermagem
Através da disciplina ‘Consulta de Enfermagem’, o PI ‘Aplicativo de Dispositivos Móveis é Alternativa para Auxiliar Mães e Responsáveis em uma Perspectiva de Cuidados e Vacinação de Crianças com até 4 anos de idade’, elaborou um aplicativo denominado ‘Cuida Baby’.
“O aplicativo aborda assuntos relacionados a vacinação de crianças de 0 a 4 anos de idade e cuidados com o binômio mãe e filho. No entanto, já estamos organizando a próxima atualização que contará com outras informações que serão úteis para as mães. O aplicativo possui um fácil acesso e inicialmente apresenta-se gratuito.”
(Jadson Vinícius Nascimento / 3º Período)
“Uma das formas de prevenção contra a mortalidade infantil é a imunização – uma proteção específica contra uma série de agravos que a criança recebe logo ao nascer – e esse acesso na palma da mão por meio de um aplicativo de dispositivos móveis facilita com que a mãe cadastre sua criança e ela receba além das informações de cada vacina, e dos efeitos adversos dessa vacina, informações pontuais sobre o prazo do recebimento de cada dose desta criança durante toda a infância. Evitando assim, a mortalidade infantil por conta de agravos imunopreveníveis”.
(Prof. Msc. Braz Milanez / Orientador do PI)
Estética e Cosmética
A disciplina ‘Cosmetologia Aplicada às Afecções Corporais e Capilares’ possibilitou a realização do PI ‘Desenvolvimento de um Protocolo com Associação de Ativos para Tratamento da Dermatite Seborreica Capilar’, que teve como propósito a produção de uma loção tônica capilar com ação antifúngica, antiflamatória e esfoliante para tratamento de dermatite seborreica.
“No meu entender, a participação e colaboração para realizar o PI, em grupo, é importante para incentivar na criatividade do aluno e o surgimento de novas ideias.”
(Thais Mayra de Sá Coutinho / 5º período)
“As alunas inseriram nesta loção, os ativos mentol e sementes de nozes: o primeiro, funciona como um hidratante, trazendo mais frescor ao couro cabeludo, já as sementes de nozes, tem como funcionalidade fazer a esfoliação do couro cabeludo. Além disso, as alunas também formularam um protocolo da utilização desta loção, uma vez por semana, proporcionando mais tempo para o cabelo secar de forma adequada e não promover um ambiente propício pra proliferação de fungos”.
(Profa. Esp. Raydelane Grailea Silva Pinto / Orientadora do PI)
Farmácia
Utilizando da disciplina ‘Ciência dos Alimentos’ foi produzido o PI ‘Interação Fármaco-nutriente ao Idoso Hipertenso’ que teve como objetivo a discussão de interações entre fármacos e nutrientes ao idoso com quadro hipertensivo no ambiente hospitalar. Os dados foram coletados através de pesquisas, e entrevistas com profissionais da área, mediante um questionário semiestruturado.
“Elaboramos o ‘PharmaCast’, podcast que teve o sentido de compartilhar um conteúdo de grande importância utilizando recursos mais intuitivos e dinâmicos, recorrendo às redes sociais como veículo de transmissão, para assim alcançar um público maior em meio a pandemia. Digo que colaborar com esse projeto, foi sem dúvidas uma experiência excelente, desde o trabalho em equipe, até algumas responsabilidades individuais.”
(Saniel Lucas de Melo Silva / 5º Período de Farmácia)
“A importância de desenvolver esse projeto foi repassar para a população informações sobre a interação fármaco-nutriente, explicando o que ocorre quando um nutriente ou composto presente nos alimentos interfere nos mecanismos de ação e processos de um fármaco no organismo, podendo reduzir ou aumentar o seu efeito. Também acontece quando um fármaco modifica a função do nutriente no organismo. Assim, pensamos em fazer esse podcast para ser uma ferramenta acessível a toda a comunidade, principalmente, à população que tem idoso na família.”
(Profa. Esp. Vanessa Aryelly Marques da Silva Guimarães / Orientadora do PI)
Fisioterapia
O conhecimento na disciplina ‘Prótese e Órtese’ deu vazão ao PI ‘Prevenção de Atrofia por Uso de Órtese no Ambiente Hospitalar’. Este trabalho teve como intuito auxiliar na Prevenção de deformidades por uso de Órtese em pacientes com mais de 46h no ambiente de UTI. Pensando na condição financeira, no conforto, durabilidade e estética do paciente, foi focado no uso de materiais de baixo custo/sustentável; materiais, esses, que podem ser encontrados de fácil acesso nos estabelecimentos.
“Participar de uma ideia/descoberta como essa foi gratificante, pois pude adquirir experiência e pensar no cuidado de pacientes futuros, passar essa criatividade a frente e garantir que novas ideias tornem a nossa vida mais fácil. Pontuo que esse projeto somente foi possível com o suporte de nossa Professora Karla Luz, que nos auxiliou ao máximo em cada detalhe. Vale citar também, que junto com meus colegas fomos contemplados com a premiação de um Kit e participação no ‘MatracaJam’, evento que tem como intuito o desenvolvimento de tecnologias e soluções. Enfim, agradeço a todos que, direta ou indiretamente, influenciaram na concretização deste projeto.”
(Jullyane Braga Lopes / 3º período de Fisioterapia)
“Pacientes que ficam por muito tempo acamados, podem acabar adquirindo deformidades. Neste sentido, incentivei os alunos a buscarem formas alternativas que pudessem evitar tais deformidades, e assim, contribuir na promoção da qualidade de vida para esses pacientes.”
(Profa. Msc. Karla Rakel Gonçalves Luz / Orientadora do PI)
Nutrição
Por meio da disciplina ‘Análise Sensorial e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios’ foi desenvolvido o PI ‘De que forma a Praticabilidade da Avaliação Sensorial capacita a qualidade da Pizza de Brócolis na prevenção do Câncer?’. A pesquisa se propôs a apresentar uma alternativa na alimentação segura e preventiva, no intuito das pessoas fortalecerem seus sistemas imunológicos, para melhor combater o câncer, utilizando o brócolis como base da receita, podendo ser também uma alternativa saudável de alimentação para pessoas que não tenham restrições, alergias ou intolerâncias aos componentes. Para que o trabalho não se limitasse apenas a teoria, foram feitos testes e degustações.
“O Brócolis é um alimento rico em muitas propriedades nutritivas como fibras, proteínas e vitaminas, podendo auxiliar positivamente no controle do açúcar no sangue, redução de inflamações. Faz bem para o coração, aumenta a imunidade e reduz o risco de câncer, através da redução dos danos celulares. De modo, que o presente trabalho, ao informar os benefícios do brócolis, serve de apoio para a população, ao conter uma deliciosa preparação saudável como alternativa para inovar as preparações com brócolis e mantendo suas características organolépticas.”
(Pâmela Rute Santos da Silva / 5º Período)
Tendo por base a disciplina ‘Análise Sensorial e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios’, decidimos produzir vários produtos, e destacamos, a Pizza de Brócolis, que, entre suas propriedades, ajuda no combate e prevenção ao câncer de mama.
(Profa. Esp. Vanessa Aryelly Marques da Silva Guimarães / Orientadora do PI)
Odontologia
Oriundo da disciplina ‘Intervenções Odontológicas’, o PI ‘Ameloblastoma Unicístico-Luminal’ consistiu numa simulação de atendimento de um paciente no consultório odontológico, o que permitiu conhecimentos sobre capacidade diagnóstica, terapêutica e cirúrgica para cada doença que acomete o complexo estomatognático.
“Esse trabalho, que fizemos, foi uma simulação de atendimento, em que foi nos dada uma doença e simulamos o atendimento do paciente no consultório, tudo idealizado como um atendimento real, o que nos permite idealizar uma prática de determinada situação antes de vivenciá-la. O que é muito enriquecedor pois incita a um pensamento crítico, proativo e mostra a importância de um trabalho em equipe.”
(Ana Mirelly Gomes Melo / 4º período de Odontologia)
“Este PI permitiu que os alunos simulassem o atendimento clínico do paciente, em cada consulta. Então, foram simuladas etapas, de como abordar o paciente, como preencher o prontuário, quais exames solicitar em cada doença. De modo, que isso faz com que o aluno exercite e pesquise em casa, o passo a passo, desse atendimento, de como construir, executar e interpretar um laudo pra biópsia, um laudo de exames de sangue, de imagem. Enfim, o aprendizado neste PI capacita o aluno para que, quando na clínica, saiba como proceder com o paciente.”
(Profº. Msc. Arlley de Sousa Leitão – Orientador do PI)
Psicologia
A disciplina ‘Relações Interpessoais’ serviu de base para o PI ‘Impactos da pandemia Covid-19: Isolamento Social e os Transtornos Mentais Comuns (TMC) em Acadêmicos de Psicologia do UniFacema’. O trabalho teve como finalidade analisar, neste período pandêmico da Covid-19, a incidência de transtornos mentais comuns (TMC) em acadêmicos de Psicologia do UniFacema.
“Após a aplicação de questionário eletrônico via Google Forms, tivemos a participação de 100 alunos de todos os períodos do Curso de Psicologia. Humor depressivo-ansioso e sintomas e decréscimo de energia vital obtiveram resultados mais expressivos. Em relação ao preenchimento individual, 74% dos participantes apresentaram incidência de TMC, ou seja, destacaram-se por seu sofrimento mental clinicamente significativo. A referida pesquisa nos permitiu uma maior compreensão da problemática: pandemia-saúde mental e nos possibilita reivindicar ações institucionais voltadas para a saúde mental dos alunos durante e após o fenômeno da pandemia.”
(Artur Sérgio Bastos / 5º período de Psicologia)
“Este PI vem entender como essa nova forma de fazer academia influenciou na saúde mental dos acadêmicos, de modo, que ele traz dados bem significativos. Além de ser um Projeto Integrador extremamente contemporâneo, real, e que abre portas para novos estudos, novas formas de pensar a intervenção de saúde mental entre estudantes universitários.”
(Prof. Msc. Pedro Wilson Ramos da Conceição / Orientador do PI)
Radiologia
Oriundo da disciplina ‘Radiologia Digital e Processamento de Imagem’, o PI ‘Diferença entre Radiografia Digital e Radiografia Convencional (Documentário)’ teve por objetivo mostrar, por meio de um documentário, a evolução da radiologia convencional e computadorizada, bem como os avanços de cada seguimento.
“A elaboração desse documentário veio a contribuir no meu processo de aprendizagem de forma ativa, pelo fato de termos escolhido um trabalho que necessitasse do contato direto com a realidade em clínicas e hospitais, o que nos fez enxergar de perto os processos de obtenção e processamento das imagens radiográficas, ajudando, assim, não só aos componentes do grupo, como também, todas as pessoas que tiverem acesso ao material, a entender de forma fácil como funciona esses procedimentos.”
(Pedro Sobral da Silva / 4º período de Radiologia)
“O documentário criado pelos alunos do 4º período do curso de Tecnologia em Radiologia levou os alunos, desse grupo, ao encontro da prática durante suas pesquisas e também ao contato com profissionais da área. Ao desenvolver esse PI, os alunos analisaram os benefícios e as utilidades da Radiologia Digital em comparação com a Radiologia Analógica. Eles foram bem-sucedidos e demonstraram que com empenho e dedicação é possível criar trabalhos de qualidade, a exemplo desse belo trabalho.
(Profº. Esp. Lizandro de Freitas Pessoa / Orientador do PI)
“A Escola de Saúde do UniFacema é formada por dez cursos da área de Saúde, e nós fizemos parte da Mostra de Projetos Integradores, levando os projetos mais interessantes de nossa Escola para este evento. Com uma área ampla, mostramos PI’s diversificados, apresentando aplicativos, fórmulas, próteses e órteses, dentre outros mais. Então, foi bastante interessante os resultados que foram conseguidos. O que nos deixa muito felizes, em percebermos que nossos alunos têm entendido a importância do que é um Projeto Integrador, e vale lembrar que todas estas ações se voltam em benefício para a comunidade.”
(Profa. Msc. Márcia Sousa - Diretora da Escola de Saúde do UniFacema)