Escola Politécnica encerra a VI Jornada Científica do UniFacema

Publicado em 21/11/2023 08:24:59

A Escola Politécnica encerrou a VI Jornada Científica do UniFacema, abordando o tema “Envelhecimento ativo da população brasileira: espaços, participação, saúde e segurança”. O evento objetivou promover uma visão ampla e atual dos desafios acadêmicos, com a abordagem de diversas atividades que possibilitaram a atualização do conhecimento científico em seus diversos âmbitos.

A VI Jornada Científica da Escola Politécnica estabeleceu-se como um importante evento de pesquisa e extensão para os acadêmicos dos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniFacema. Ao longo do evento, o compromisso da instituição com o desenvolvimento científico foi mais uma vez evidenciado, proporcionando um espaço enriquecedor para a apresentação e a discussão de estudos inovadores.

A coordenadora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniFacema, Prof. Esp. Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira comentou sobre a temática e importância desta VI Jornada Científica.

“A escolha da temática deste ano, centrada no envelhecimento ativo da população brasileira, demonstra a sensibilidade da Escola Politécnica às questões contemporâneas e reforça o papel essencial da pesquisa na abordagem de desafios sociais relevantes. A Jornada não apenas estimulou a produção científica, mas também desempenhou um papel crucial ao trazer para os alunos um ambiente de aprendizado enriquecedor, repleto de discussões técnicas e abordagens multidisciplinares. O engajamento com uma temática tão pertinente proporcionou aos participantes uma compreensão mais profunda das complexidades relacionadas ao envelhecimento ativo, preparando-os para enfrentar as demandas futuras da sociedade. Dessa forma, a VI Jornada Científica da Escola Politécnica do UniFacema consolida-se como um catalisador para o desenvolvimento acadêmico e a formação de profissionais comprometidos com a busca constante do conhecimento.”

O prof. Msc. Paulo Ricardo Alves dos Reis Santos, coordenador dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do UniFacema também se manifestou sobre a relevância do evento e os seus resultados.

“A Jornada proporcionou uma oportunidade única para que nossos estudantes pudessem ampliar seus horizontes, não apenas no contexto técnico-científico das engenharias, mas também no entendimento das complexidades sociais e demográficas que moldam o cenário atual do Brasil. O tema do envelhecimento ativo da população brasileira não apenas reflete uma realidade incontestável de nossa sociedade, mas também representa um desafio e uma oportunidade para os engenheiros do futuro. A interdisciplinaridade presente na Jornada permitiu que nossos alunos compreendessem a necessidade de soluções inovadoras e sustentáveis, não apenas para atender às demandas presentes, mas também para antecipar e adaptar-se às mudanças que o envelhecimento populacional traz consigo. Isso, sem dúvida, contribui para a formação de profissionais mais completos, capazes de enxergar além das fronteiras tradicionais de suas respectivas áreas. Nesse sentido, reconhecemos a importância do evento não apenas como uma oportunidade de aprendizado, mas também como um fórum para inspirar nossos estudantes a se tornarem agentes de transformação em suas futuras carreiras. O envelhecimento ativo da população brasileira é um tema que transcende as fronteiras das Engenharias, influenciando direta e indiretamente diversas áreas de atuação.”

A VI Jornada Científica da Escola Politécnica também promoveu um ambiente propício para a troca de conhecimento entre alunos, professores e profissionais renomados, comprovando que essa integração só fortaleceu a comunidade acadêmica, com o estímulo de debates construtivos e o incentivo pela busca de soluções modernas dentro do espaço acadêmico, contribuindo assim, para o desenvolvimento da sociedade em que estão inseridos. Levando-se em conta uma população que progressivamente envelhece, discutir sobre esse tema é incentivar a formação de profissionais do futuro e cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho.

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa