Afincado no propósito de possibilitar uma formação voltada as necessidades da Sociedade 4.0, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema oferece, desde o ano de 2020, uma nova modelagem curricular que promove a imersão dos alunos em metodologias ativas, trabalhos discentes práticos e efetivos e possibilitam a eles superar desafios e adquirir segurança para construir suas carreiras profissionais.
É destaque nesta nova modelagem a Produção de Projetos Integradores, os chamados PI’s, atividade interdisciplinar que integra as disciplinas de cada semestre, vistas pelos acadêmicos, e que através desta atividade, essas disciplinas interdisciplinares são contextualizadas, levando o aluno a deter de autonomia na busca de seu conhecimento.
A Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, destaca que as atividades são realizadas em grupos, de forma colaborativa, ao longo do semestre e de maneira integrada as demais disciplinas de cada período em todos os cursos de graduação da IES, onde o professor assume o papel de mediador - orientador e faz com que os alunos sejam imersos em um amplo processo de pesquisa por etapas.
“Desta forma, o PI oferece aos alunos a vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, e estes resultados devem atender às necessidades reais da comunidade em geral, consolidando, assim, o compromisso da IES em sua missão de ofertar um Ensino Superior diferenciado para o desenvolvimento da sociedade”, coloca a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, Profa. Esp. Maria do Perpétuo Socorro Santos Araújo.
A Escola Politécnica do UniFacema, em seus cursos, apresentou os seguintes PI’s neste semestre 2021.1:
Arquitetura e Urbanismo
- Disciplina: Projeto de Arquitetura Vertical
- Período: 6º
- Professor: Prof. Msc. Acyr Carvalho
- Alunas: Leticia Nayara da Silva; Maria Gabrielly Trindade.
- Tema: Moradia Estudantil de Uso Misto.
- Texto explicativo sobre o PI: O espaço de moradia estudantil abrange um potencial de construção de identidades e promove meios de sociabilidade entre os universitários, buscando não apenas a permanência dos estudantes na universidade, mas sim uma integração da vida universitária com a cidade contemporânea. O presente Projeto Integrador buscou salientar o potencial da moradia estudantil como um equipamento de socialização, formação e integração a partir da abordagem da Arquitetura e do Urbanismo.
“Considero que participar deste PI foi uma experiência proveitosa, pois por meio dele, pudemos mostrar um pouco do trabalho que elaboramos durante o semestre, e tudo o que aprendemos.
Foi também vantajoso, principalmente, ao nos possibilitar uma noção de como será o nosso futuro Trabalho de Conclusão de Curso.”
(Letícia Nayara da Silva / 6º período de Arquitetura e Urbanismo)
“O PI costuma ser a disciplina mais importante de cada semestre, porque de fato, é um momento em que os alunos vão proceder com a integração dos variados conhecimentos que adquiriram ao longo do desenvolvimento do curso, e sintetizar tudo isso, em um Projeto, que no caso do curso de Arquitetura Urbanismo, pode vir a ser um Projeto de Arquitetura, Arquitetura Paisagística, ou mesmo na escola da cidade, como um Projeto de Urbanísmo. Então, o PI se torna de suma importância para que a gente possa trabalhar, treinar, a prática da Arquitetura e Urbanismo”.
(Prof. Msc. Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce Brito / Coordenador de Arquitetura e Urbanismo)
Engenharia Civil
- Disciplina: Estruturas de Concreto Armado: Lajes e Vigas
- Período: 7º
Professor: Prof. Esp. Paulo Ricardo Alves
Alunos: Carlos Eduardo; Brenna Matos; Melissa Gomes; Tatyelle Santos; Jady Nunes; Pedro Henrique.
-Tema: Projeto Estrutural de um Sobrado Residencial Unifamiliar
-Texto explicativo sobre o PI:
O Projeto Integrador consistiu na elaboração de um projeto executivo das lajes e vigas de uma edificação residencial de dois pavimentos. O objetivo foi que os alunos buscassem soluções estruturais para a edificação proposta e produzissem a documentação técnica referente a um projeto real de Engenharia Estrutural. Foi sugerida a aplicação de alguma inovação dentro do projeto, onde o grupo optou por trazer a apresentação do projeto em realidade aumentada através da leitura de QR Code.
“As disciplinas de Projetos Integradores têm importância por proporcionarem interdisciplinaridade entre as diversas disciplinas que compõem o currículo de nossos cursos, em cada semestre. Logo, participar de produções como essas, evidenciam o potencial de nossos alunos, em seu aprendizado e formação, e também demonstram a capacidade que eles já possuem em contribuir cientificamente em benefício da sociedade”.
(Prof. Esp. Paulo Ricardo Alves / Coordenador de Engenharia Civil)
“Foi muito gratificante ter nosso projeto escolhido para ser apresentado na mostra de PI. Pois foi algo que trabalhamos desde o início do período e estudamos bastante para que saísse o melhor possível. Essa apresentação colaborou significativamente na nossa caminhada acadêmica.”
(Brenna Matos / 7º período de Engenharia Civil)
Engenharia Elétrica
-Disciplina: Materiais e Projetos Elétricos
- Período: 5º
- Professor: Prof. Msc. Eduardo Henrique Costa Barbosa
- Alunos: Fernando Bismarck, João Átila e Júlio Lopes
- Tema: Fonte de Tensão Caseira como Material de Estudo Prático
- Texto explicativo sobre o PI:
Este trabalho visou desenvolver uma fonte de tensão e corrente regulável a partir de materiais de fácil acesso. Além de também apresentar suas aplicações em diferentes situações encontradas nas matérias presentes na Matriz Curricular de Engenharia Elétrica. Para a realização da montagem, foi criada uma cartilha que mostra os componentes necessários e uma descrição destes materiais. Pois assim, quando o circuito for exposto, qualquer pessoa, seja ela da área discutida em questão ou não, poderá compreender de maneira superficial o que está sendo mostrado. No PI foi utilizada Plataforma Tinkercad como meio para melhor exemplificação do processo de montagem.
A necessidade do desenvolvimento de uma ferramenta como essa se deu devido o difícil acesso a uma fonte regulável de laboratório. Esta fonte, além de ter um preço relativamente alto, também não oferece uma portabilidade simples, pois possui um tamanho e um peso elevado. Além disso, em geral, os alunos do 5º período da turma de Engenharia Elétrica, já possuem acesso a basicamente todos os materiais necessários para montagem da fonte, o que viabilizaria o desenvolvimento de outras fontes para aplicações futuras em sala de aula.
“Participar dessa atividade foi extremamente satisfatório. Nós, alunos de Engenharia Elétrica estamos constantemente realizando testes em circuitos elétricos, mas devido a questões financeiras nem todos nós podemos ter uma fonte de bancada, com isso, nosso grupo desenvolveu uma fonte de bancada caseira com o objetivo de baratear os custos de uma fonte presente no mercado que custa entre R$ 300 e R$ 350 reais, contudo nosso projeto nos custou apenas R$ 30.00. Desta forma, estamos muito felizes com a realização desse projeto e também por que outras pessoas podem desfrutar do mesmo”
(João Átila / 5º período de Engenharia Elétrica)
“Fico muito satisfeito por todo o empenho e dedicação que os alunos demostraram na realização de seus trabalhos. Os Projetos Integradores serviram para que os alunos colocassem em prática o conhecimento absorvido no decorrer do semestre, tornando possível uma análise crítica e observação dos fenômenos físicos subjacentes aos experimentos desenvolvidos em seus projetos”. (Prof. Msc. Eduardo Henrique Costa Barbosa)
Vimos aqui um compilado das produções dos alunos da Escola Politécnica, frente a execução de Projetos Integradores, algo que nos é importante tanto para nós identificarmos possíveis dificuldades enfrentadas por eles, como também, vislumbrarmos com estar o nível de aprendizado deles, ao fazer uso da teoria e prática. De todo, estamos muito felizes com os PI’s aqui apresentados pelos alunos de nossa Escola.
(Prof. Msc. Acyr Carvalho / Diretor da Escola Politécnica)