A grande novidade para os veteranos e novos alunos da Facema nesse início do segundo semestre, é o espaço de vivência, desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma melhor comodidade aos alunos da instituição.
O Diretor Financeiro da IES José Teixeira destacou a novidade como importante. “A construção do espaço de vivência alcançou vários objetivos e dentre eles, descentralizar o fluxo de entrada de veículos como carros e motos nesta área interna do prédio. A logística de entrada dos alunos vai ficar mais eficiente, com uma entrada única pelas catracas e acesso liberado para todos os blocos da instituição.”
O espaço da vivência tem uma área de 950 metros quadrados e será bastante funcional, com uma cantina bem estruturada, sala de reprografia, sala de protocolo de atendimento ao público interno, tesouraria e caixa. Os visitantes também serão atendidos neste espaço ao passar pela guarita.
“A grande vantagem desse novo sistema é que não vai estar circulando por dentro da instituição, o não aluno, a pessoa que não está matriculada, ou seja, a pessoa que veio resolver exclusivamente um assunto que não necessariamente é um assunto acadêmico. Diante disso aumentamos a segurança dos alunos, dos professores, enfim da instituição de um modo geral.”, afirmou o arquiteto responsável pela obra, Acyr Carvalho.
Disponibilizar as catracas na entrada do prédio foi idealizado com a meta de proporciona conforto e agilidade para os alunos da Facema. Antes as catracas eram localizadas nas entradas de cada bloco, o que retraia o fluxo no acesso dos alunos, principalmente nos horários de intervalos, diminuindo o tempo do aluno se deslocar entre um bloco e outro.
Agora com o filtro da catraca na entrada do prédio, vai permitir ao aluno total acesso a qualquer instalação da faculdade sem precisa passar novamente por uma catraca, isso vai gerar economia de tempo, além de permitir ao aluno aproveitar mais o espaço de vivencia no horário de intervalo das aulas para interagir, conversar, trocar informação e também estudar, já que estarão disponíveis no local 90 mesas.
O estacionamento das motocicletas permanece à frente do bloco 3, mas é importante destacar que a entrada para a Facema ainda só poderá ser feita pela entrada única na área de cobertura de vivência.