Os alunos do 5º período de Psicologia do UniFacema, acompanhados da Preceptora Maysa Milena e Silva Almeida, participaram do primeiro estágio do curso, tendo como foco a Política de Assistência nos CRAS do Município. O estágio básico de Psicologia é supervisionado pelo Profº Msc. Pedro Wilson Ramos da Conceição.
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática, as principais competências da Psicologia Social Comunitária, ao serem inseridos no cotidiano do equipamento.
O estágio foi desenvolvido nos CRAS dos bairros: Mutirão/ João Viana, Itapecuruzinho e Caldeirões, onde os alunos foram divididos em grupos para melhor atender a demanda de cada CRAS, que trabalham com grupos específicos.
Cada grupo de acadêmicos desenvolveu um projeto de intervenção de acordo com a necessidade dos CRAS assistidos. De acordo com a preceptora Maysa Milena, os acadêmicos tiveram a oportunidade de trabalhar com crianças na faixa etária de 2 a 5 anos (brinquedoteca), com o público adolescente na faixa etária de 10 a 17 anos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e com dois grupos de colaboradores onde foi trabalhado questões como acolhimento e valorização profissional.
“Acredito que o primeiro estágio veio a contribuir e muito para o curso de Psicologia, tendo em vista, que é uma oportunidade para os acadêmicos saírem dos muros do Centro Universitário e colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula, mas também foi enriquecedor para a cidade de Caxias e para os CRAS, pois o momento foi oportuno para potencializarem a importância da figura do Psicólogo na Assistência. Então, acredito que com esse estágio minimizamos dúvidas sobre o fazer do psicólogo na política de Assistência, tendo em vista a visão holística do ser humano que a Psicologia proporciona. Esse olhar unido com os outros profissionais do CRAS como Assistente Social, Advogados, Nutricionistas, Fisioterapeutas formam uma equipe multidisciplinar, que se torna imprescindível no CRAS. Enfim, o estágio é uma importante etapa no processo de formação profissional do psicólogo”, afirmou a Preceptora Maysa Milena.