Uma formação superior de qualidade é essencial para profissionais que almejam o sucesso no mercado de trabalho. O desempenho acadêmico, aliado à qualidade de ensino contribuem para este sucesso. Contudo, às experiências externas à sala de aula também são fatores fundamentais para a concretização do aprendizado, a exemplo do Estágio Extracurricular.
Visando o aperfeiçoamento profissional, o Estágio Supervisionado proporciona ao acadêmico uma base mais concreta às disciplinas vistas em sala de aula, aliando teoria à prática. Na Facema muitos acadêmicos tem a oportunidade de passarem por esta experiência, por meio de convênios da IES com Empresas e Instituições do município.
[caption id="attachment_17216" align="aligncenter" width="210"]
Tayane Menegon, 8º período de Administração[/caption]
A acadêmica Tayane Menegon, do 8º período de Administração, realizou estágio extracurricular no Banco do Brasil. “ Estagiei por 01 ano no setor administrativo do banco e foi sem dúvida uma experiência incrível. No contato direto com as pessoas e o ambiente de trabalho é possível vivenciar todos os ensinamentos que são repassados em sala de aula. A teoria é muito importante, mas acredito que quando vamos para o campo as possibilidades de aprendizado são maiores”, disse.
[caption id="attachment_17217" align="aligncenter" width="249"]
Vagner da Silva Araújo, do 5° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas[/caption]
O desenvolvimento da prática também é um ponto destacado pelo acadêmico Vagner da Silva Araújo, do 5° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, estagiário do Sesi/Senai. “ A área de computação é muito difícil e exige, além de muito estudo teórico, uma prática constante. Como estou no último período do curso essa experiência é ainda mais importante, pois começo realmente a vivenciar como é a rotina profissional e os desafios que terei pela frente”, falou o aluno.
[caption id="attachment_17218" align="aligncenter" width="200"]
Yara Lys Lopes de Sousa Carvalho, acadêmica do 4º período de Pedagogia[/caption]
Além de contribuir para o desempenho estudantil, o estágio extracurricular é também uma forma de reafirmação profissional e preparação para o mercado de trabalho. “ Mesmo com toda a qualidade de ensino e os incentivos que nos são dados em sala de aula, é fora da instituição que realmente nos deparamos com a realidade da nossa profissão. O estágio pra mim veio não acrescentar no meu aprendizado acadêmico, mas também me dar a certeza que esta é a profissão que quero trabalhar para o resto da vida. Além disso, vejo que com a prática e o contato direto com o público que irei desenvolver meu trabalho, é mais uma oportunidade que tenho de ingressar preparada para o mercado de trabalho”, disse Yara Lys Lopes de Sousa Carvalho, acadêmica do 4º período de Pedagogia, estagiária no Sesi/Senai.