Para vivenciar o momento vindouro, da retomada gradual das atividades dentro da IES, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, em face da pandemia de Covid-19, acaba de lançar o Guia “Protocolos de Normas Sanitárias”, que em conformidade com as prescrições emitidas pelas autoridades de saúde, rege sobre as disposições práticas para a reabertura e operação da instituição, após o período de confinamento.
“O citado guia tem como intuito primeiro, fornecer subsídios para esse novo momento, que ora se desenha,
e com o qual conviveremos, agora e por muitos dias de nossas vidas.
O referido material, como o próprio nome diz, é apenas um guia, a partir de diretrizes preconizadas pelos órgãos de saúde e
vigilância sanitária, objetivando a promoção da saúde pública.
Vale ressaltar que esse guia não mudará nossas vidas e sim nossos hábitos, uma vez que
acreditamos no compromisso e comprometimento de cada um para com a sua saúde e a saúde do outro,
elementos esses necessários a estas mudanças”, coloca o Magnífico Reitor do UniFacema, Prof. Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves.
De forma sucinta, o Guia traz orientações quanto a medidas de segurança tais como, distanciamento, higienização, desinfecção de ambientes, e rotina comportamental dentro do UniFacema. Entre as modificações podem ser citadas:
O Magnífico Reitor do UniFacema, Prof. Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves coloca que o retorno das aulas – cuja data está a ser definida por Decreto Estadual - acontecerá de forma gradual, iniciando com as aulas práticas e em horários diferenciados de início, intervalo e término. As aulas teóricas permanecerão no formato remoto, mediadas por tecnologia, devendo retornar ao presencial gradualmente, no momento devido.
“Apesar desse novo protocolo que norteará nossas atuais práticas, somos a mesma IES no tocante ao compromisso para com o colaborador, para com o aluno e para com a formação desse aluno. Formação essa tão mais demandada por mudanças, haja vista, que estas mudanças são imperativas, hoje, no modo de viver e conviver, e também imperativas no mercado onde esse aluno vai atuar tão logo como profissional formado por nós. Que sejamos sábios e capazes de internalizarmos todas essas mudanças que agora são a “moeda” de mercado e de vida”, finaliza o Magnífico Reitor do UniFacema, Prof. Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves
Clique aqui para baixar o Guia de Protocolo Sanitário / UniFacema