A
Facema, em parceria com o SESI, está trazendo à Caxias a unidade móvel do “Cozinha Brasil”. O Programa visa, por meio de ações, promover a educação alimentar para elevar o nível de saúde e qualidade de vida da população.
A unidade está fixada na Facema, desde a manhã de terça-feira (04). Até sexta-feira (07), acadêmicos do curso de Nutrição estarão participando do Curso de Educação Alimentar. O programa é desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, das 7h30 às 12h30/ 14h às 17h30, ministradas pela Nutricionista do SESI, especialista Daila Leite Chaves Bezerra.
O objetivo é de que cada pessoa treinada possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para o local de trabalho os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente.
Para a coordenadora do curso de Nutrição da Facema, professora Magnólia Magalhães, o curso é uma forma de ensinar aos acadêmicos a importância da higienização e reaproveitamento dos alimentos. “O curso mostra a essencialidade do aproveitamento de alimentos, ensinando desde a higienização até o processamento. Os alunos aprendem que os nutrientes não estão presentes somente no fruto em si, mas também em talos, cascas, ramas, folhas e sementes, aproveitando assim para desenvolver receitas diferentes e práticas”, disse.
O Programa
Preparar alimentos de maneira racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Partindo dessa premissa, o Conselho Nacional do Sesi desenvolveu o Programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
O programa é uma ação educativa e gratuita. A ideia, voltada para a sustentabilidade, é ensinar como reaproveitar partes de alimentos pouco usadas na cozinha. O projeto percorre os estados brasileiros, desde 2004, em caminhões equipados com uma cozinha em forma de trailer.