O dia 1º de dezembro foi escolhido como o dia mundial de prevenção contra a AIDS, e nesta terça (02/12) a Facema realizou uma campanha em sua sede, com distribuição de panfletos e preservativos aos seus alunos, visando diminuir o preconceito em relação aos portadores do HIV, explicando as maneiras de contágio e principalmente como se prevenir na relação sexual. TEM QUE USAR CAMISINHA!
História
O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. A sigla Aids, em português, significa Síndrome da Imunodeficiência Humana. Em 1988 uma portaria foi assinada no Brasil, visando alertar a população contra os avanços da doença.
Sintomas
Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, um dos grandes problemas para a contaminação. A pessoa contaminada com o vírus HIV pode transmitir o mesmo através de relações sexuais ou de formas mais simples, quando o seu sangue entra em contato com o sangue de uma pessoa saudável. Isso é muito sério, pois esse contágio tem ocorrido em salões de beleza, através de alicates de unha, no uso compartilhado de agulhas, ao colocar piercings e fazer tatuagens, em consultórios odontológicos.
A transmissão do vírus não acontece pelo toque, é necessário que haja condições específicas como relações sexuais sem camisinha, transfusão de sangue contaminado, o uso de seringas já utilizadas.
Tratamento
Existem várias maneiras de tratar um paciente quando se detecta o vírus precocemente. Quanto mais cedo a pessoa infectada iniciar o tratamento médico, mais possibilidades de estabilizar a doença e manter uma boa qualidade de vida.
_____________
O governo brasileiro oferece exame para constatar a doença, através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que dão todo o apoio para os infectados.
Nesse dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do vírus HIV.
Fonte: Facema / Taís Aragão