Facema implanta nova prática docente com encontros temáticos

Publicado em 15/03/2011 12:08:24

Facema implanta nova prática docente com encontros temáticos Em cumprimento ao estabelecido no calendário acadêmico para 2011, a Facema adota uma nova postura frente aos docentes e, na busca de maior interação e troca de informação entre os professores, propõe a cada final de mês uma reunião onde, além de discutirem o próprio calendário, avaliam as atividades realizadas no mês e planejam as ações para o mês subseqüente. [caption id="attachment_1253" align="alignleft" width="143" caption="Diretor acadêmico expõe proposta da reunião"][/caption] De acordo com o diretor acadêmico da Faculdade, professor Marcos Aurélio, este "é uma processo de formação continuada com o corpo docente, uma vez que a própria Lei de Diretrizes e Base da Educação  preconiza esta formação e capacitação em serviços dentro dos espaços educativos, respeitando os agentes e os contextos educacionais" [caption id="attachment_1254" align="alignleft" width="138" caption="Profa. Ana Carla fala sobre saúde do trabalhador"][/caption] Momento de aprendizado - O Fórum docente é ainda um momento para estudo, já que a cada encontro é eleito um tema geral ligado a uma das áreas do conhecimento ofertadas na Faculdade. No último realizado em final de fevereiro, o tema foi “Saúde do Trabalhador, desenvolvido pela coordenadora de Enfermagem, professora Ana Carla Marques, que abordou especificamente da "Síndrome  de Burnaut – doença que acomete principalmente os profissionais do magistério. Para o encontro deste mês, a pauta abordará um tema na área da Fisioterapia. Descontração e interação entre os participantes - A proposta do fórum docente é ser também um espaço de descontração e de autoconhecimento dos professores. Neste sentido, a cada reunião são realizadas atividades, como dinâmicas de grupo e a comemoração coletiva dos professores aniversariantes no mês. Em fevereiro foram comemorados os aniversários dos professores Carlos Antonio da Luz ( 17/01), Conceição de Maria Barros ( 24/1), Brisdete Brita (7/02), Maria Helena Bezerra (13/02), Halmisson Siqueira (19/02) Fernando Castro e Moacir Orsano ( ambos de 27/02). [caption id="attachment_1255" align="alignleft" width="132" caption="Professora Cineide"][/caption] Na avaliação da professora e coordenadora de Pedagogia, professora Cineide o evento foi bastante salutar. “As temáticas abordadas de maneira interdisciplinar, a própria experiência de nos reunirmos para um melhor entrosamento da equipe e desta com a direção, só nos proporcionam mais prazer em atuar na instituição” A coordenadora do curso de Administração, professora Cléa Carvalho também compartilha da opinião da colega e vai além “já atuei em várias instituições de ensino superior em Teresina e jamais participei de momentos como o que presenciamos aqui. A Instituição, através da sua direção está de parabéns pela iniciativa” [caption id="attachment_1256" align="alignleft" width="176" caption="Diretora adminsitrativa ( à frente de azul) marcou presença"][/caption] Participação da Direção – O que se pode destacar como um dos pontos importantes da reunião é a participação da direção. “É importante conhecermos de perto nossos professores, interagirmos com ele, sabermos como realmente são o que pensam, como agem fora do contexto da sala de aula. Esse momento é de crescimento e a direção deve estar presente”, declara a diretora administrativo-financeira da Facema, Maria Aparecida Barroso, que participou de todo o encontro e ainda presenteou os professores aniversariantes.