A Facema é uma instituição que prima por um ensino de qualidade, tanto que, continuamente ela investe em ações que objetivam proporcionar aos seus acadêmicos as melhores condições de ensino.
Pensando nisso, a IES implantou recentemente o Setor de Permanência, formado por uma equipe multidisciplinar, responsável pelo acompanhamento dos alunos (ativos e egressos) de forma individualizada, com o foco na sua permanência e manutenção na IES.
O Setor de Permanência, departamento de Diretoria Acadêmica, é Coordenado pela Pedagoga Dayane Castro e tem como membros Andre Luis França (Auxiliar de Marketing), Tatiana Dourado (Psicóloga), Lia Regina Damasceno (Auxiliar Financeira), Jailson Araujo Silva (Técnico da Informática), e Maria José Silva (Auxiliar Administrativa); e o auxiliar Alisson Fontenelle (Técnico de Informática).
Além de propor estratégias para reter e fidelizar o aluno, evitando a evasão, o Setor de Permanência procura identificar as causas da evasão (geográfica, acadêmica, financeira, emocional ou motivacional), promovendo ações de prevenção, intervenção ou recuperação. “O setor evidencia como prioridade a permanência dos alunos de forma produtiva, ativa e satisfatória, garantindo o papel fundamental da Instituição que é proporcionar a formação de profissionais reconhecidos pelo mercado, a partir de um Ensino Superior diferenciado, para o desenvolvimento da sociedade”, disse a Coordenadora do Setor, Dayane Castro.
Semanalmente a equipe se reúne para definir ações de desenvolvimento e acompanhamento do setor, como desempenho no vestibular, as condições socioeconômico, proposição de nivelamento, acompanhamento psicológico e psicopedagógico, orientação vocacional, intensificação de cursos de pós-graduação extensão, entre outras atividades. Estas ações são planejadas de acordo com fontes de dados em relatórios produzidos pela IES.
O Setor de Permanência começará, efetivamente, suas atividades com os acadêmicos e egressos da Facema no segundo semestre letivo de 2014.