Facema inaugura novo prédio com a mais moderna biblioteca da Região Leste

Publicado em 07/02/2011 15:00:14

Facema inaugura novo prédio com a mais moderna biblioteca da Região Leste A partir deste semestre a Facema passa a contar com mais um moderno espaço físico destinado a suas atividades acadêmicas. O novo prédio de 5.600 m2  inaugurado  abriga em toda a parte térrea a biblioteca “Irmã Maria Gemma de Jesus Carvalho”, e nos dois pavimentos superiores outras 24 salas de aula. Dotada do que há de mais moderno em termos de infraestrutura, a biblioteca com mais de 14 mil títulos catalogados com código de barra para leitora ótica conta com sala de acesso a internet (wireless) com 12 terminais, sala de multimídia equipada com TV e DVD, com capacidade para 12 usuários, escaninhos, balcão de autoatendimento, com seis terminais de empréstimo; sala de estudo individual mais ampla, com 60 cabines; sete salas de estudo de grupo, para até seis alunos por sala, dentre outras vantagens. Já considerada entre os visitantes e meio acadêmico uma das mais modernas da Região e até mesmo do Estado, a Biblioteca dentre outros serviços o de empréstimo domiciliar, através do qual o usuário pode retirar para pesquisa fora do ambiente da biblioteca até três livros por um período de cinco dias; o serviço de comutação online ou convencional (correios), que consiste na solicitação e recebimento de artigos de periódicos técnico-cientifícos, teses e anais de congressos existentes em outras bibliotecas nacionais e estrangeiras, que fazem parte da Rede Comut. A Biblioteca é coordenada pela bibliotecária Nayla Kedma de Carvalho Santos. Além dela, outros sete colaboradores atuam na assistência ao usuário. O horário de funcionamento para pesquisas e empréstimos é das 9h00 às 22h00 de Segunda aos Sábados. Espaço de valorização cultural A proposta da Direção da Facema é aproveitar o espaço físico da biblioteca para transformá-lo em ambiente de valorização da cultura local. Com isso, abre-se aos artistas caxienses, a possibilidade de frequentemente exporem seus trabalhos na instituição. Na solenidade de inauguração, a vernissage do artista plástico Romildo Lima deu uma beleza especial ao evento.