O Centro de Simulação Realística da Facema foi instalado na Clínica de Saúde da IES, com o objetivo de melhorar a habilidade dos alunos nas atividades de assistência direta aos pacientes. A Responsável Técnica do CSR da instituição é a Profª Esp. Surama Almeida de Oliveira, que esteve recentemente visitando os Centros de Simulação Realística do Hospital Israelista Albert Einsten, do Hospital São Camilo São Paulo e da Universidade Federal do Piauí.
Para ela, a instituição contribui com a formação do futuro profissional da saúde ao aderir a essa nova tecnologia. “A simulação realística é uma metodologia de ensino que contribui significativamente nesta formação, porque nesse ambiente é possível treinar os alunos, futuros profissionais da saúde em diferentes cenários, inclusive os mais raros, complexos e os de maior risco, permitindo a ele melhorar as habilidades de assistência direta aos pacientes. Além disso, a Facema está oportunizando mais uma opção de melhorar a formação dos alunos, bem como as habilidades assistenciais, já que ele terá a disposição habilidade técnica e também de simulação realística que vai incorporar essa questão do desenvolvimento prático, sendo válido destacar que quanto mais habilidade ele tiver na área que vai atuar, melhor capacitado sairá da Facema um profissional de competência.”
O Centro conta com dois laboratórios de simulação realística. Em cada ambiente, cenários disponíveis para a prática e estudos com dois manequins, que podem ter o sexo definido, masculino ou feminino de acordo com as ações praticadas no dia. Os manequins são programados e simulados para desenvolver sons e ter reação igual ao de um ser humano, via um sistema de software. As reações serão mediadas por computadores e monitores onde será programada patologias, fornecendo ao aluno a habilidade e a resposta em executar um procedimento para tirar o manequim do risco, no caso, o “ser humano”.
A Coordenadora de Enfermagem Profª Drª Ana Carla Marques da Costa destaca a importância do centro. “O CRS ofertado para os alunos de graduação de Enfermagem e de outros cursos da saúde, bem como os de Pós-graduação, onde terão a oportunidade de treinar realidades com um manequim de alta fidelidade em determinada situações de urgência e emergência. O centro é uma grande conquista não só para o curso de Enfermagem como para a Facema, que disponibiliza de dois laboratórios, onde o futuro profissional estará trabalhando com situações reais, treinando com manequins que agem como um ser humano, e isso vai ajudar e muito na formação desse aluno, que estará mais qualificado futuramente para o mercado de trabalho.”