A Facema realizou na noite desta quarta-feira, 22 de abril, o lançamento do livro “Tópicos em Direito: reflexões e desafios na contemporaneidade”. O evento aconteceu no Auditório da IES e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Direito e Serviço Social, além do Diretor Acadêmico, Professores e Coordenadores de Cursos da Facema.
A obra tem como organizadores e autores o Coordenador e Docente do Curso de Direito da Facema, Prof°. Doutor Giorge And
ré Lando e a Prof.ª Pós-Doutorara Antônia Valtéria Alvarenga, também docente do cursos de Direito. São autores também professores e uma acadêmica da Facema; e convidados, apresentando temas ligados à área da Ciência Jurídica.
O lançamento foi conduzido pelo Diretor Acadêmico, Profº Msc Marcos Aurélio de Araújo Alves, que também participa da obra, com a apresentação oficial do volume. “ A Facema sente-se honrada em lançar uma obra organizada por professores desta IES. A diversidade de temas abordados mostra a riqueza da obra e como ela poderá servir de fonte de pesquisa para acadêmicos e profissionais”, disse o diretor.
A obra, que marca um período de nova produção e ensaios, apresenta 10 capítulos, escrito por 14 autores. “O livro representa uma vitória para os autores que participaram do projeto, pois sabemos da dificuldade de lançarmos uma obra hoje no mercado. Todo
s os artigos apresentados foram escritos por profissionais conceituados que aceitaram o desafio de compartilhar os seus conhecimentos e contribuir ainda mais para o estudo da área jurídica”, disse o Coordenador do Curso de Direito da Facema, Prof°. Doutor Giorge André Lando.
Além dos professores, a obra conta também com um aa participação de uma aluna como co-autora de um capítulo, a acadêmica do 7º período do Curso de Direito, Rita de Cássia Leite Corso. “O projeto nasceu de uma pesquisa voltada para o PIBIC, a qual fui bolsista. Com a orientação do Prof. Giorge pude aprofundar os estudos sobre o tema e ter a honra de publicar os re
sultados obtidos nesta obra. Pra mim é muito gratificante poder publicar um artigo científico em um livro da instituição que faço parte, principalmente ao lado de professores renomados”, disse a acadêmica.
A obra “Tópicos em Direito: reflexões e desafios na contemporaneidade ”está disponível, para visualização, na Biblioteca da Facema e, para comercialização, na Coordenação do Curso de Direito.
Clique aqui e veja mais fotos do evento.
Temas dos capítulos e Autores
Durante o lançamento os autores do livro puderam fazer uma síntese dos seus capítulos. São eles:
1 - “Aspectos das Teorias Subjetiva e Objetiva da Posse no Direito Comparado: Considerações acerca das Legislações Brasileira e Argentina”
Profª Pós-Doutora Antonia Valtéria Melo Alvarenga
2 – “Direitos da Personalidade: A classificação dos direitos do nascituro”
Rita de Cássia Leite Corso – acadêmica do 7° período de Direito
Prof° Doutor Giorge Andre Lando
3 – “Cooperação Solidária entre Estados, Segurança Internacional e Internacionalização de Políticas Públicas: O caso do Haiti e a representação brasileira na Minustah”
Prof° Doutor João Batista Vale Júnior
4 – “Reflexões acerca da Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais nas Relações Interpessoais”
Profº Mestrando Herbert Assunção de Carvalho
5 – “A Responsabilidade Civil no Direito Brasileiro: Dano ao meio ambiente e o paradigma da juridicidade constitucional – proteção de bens jurídicos ambientais”
Profº Mestrando Eduardo Marques Fonsêca Sindô
6 – “Perícia Psicológica em Casos de Violência contra a Mulher: Fundamentos e reflexões para os operadores do direito”
Prof° Doutorando Lucas Dannilo Aragão Guimarães
Profª Espec. Ana Valéria Lopes Lemos
Profª Espec. Nara Cíntia Alves Cordeiro
7 – “A Importância do Estado e do Planejamento Governamental na Implementação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Socioeconômico”
Prof° Espec. Marco Aurélio Medeiros do Nascimento
8 – “Ordenamento Agrário na Região Leste Maranhense”
Profª Mestre Luciana Batista Lima
9 – “Costurando uma Rota Política: Gênero e organização das mulheres”
Profª Doutoranda Valdenia Guimarães Menegon
Profª Doutora Elaine Ferreira do Nascimento
Prof.ª DoutorandaLiana Maria Ibiapina do Monte Siqueira
10 – “Empoderamento de Mulheres: A Lei Maria da Penha como instrumento jurídico para o efetivo exercício da cidadania e proteção do direito das mulheres”
Profª Doutoranda Patrícia Fernanda Soares Ximenes
Por Lorena Miranda/Ascom Facema