FACEMA PARTICIPA DE AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE E CUMPRE PAPEL SOCIAL DE APOIO À COMUNIDADE CAXIENSE

Publicado em 21/06/2011 10:45:06

Facema cumpre papel social de apoio à comunidade. Na foto, alunos da Fisioterapia no evento Mãe mais MulherCom o objetivo de cumprir a missão de propiciar o desenvolvimento da dignidade humana por intermédio do ensino, a Facema, através de coordenadores, professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, vem realizando uma ampla programação de atividades voltadas para a assistência à saúde da comunidade caxiense. Dentre as ações realizadas recentemente, a Faculdade deu total apoio ao Hemomar Itinerante – projeto desenvolvido pelo Hemonúcleo de Caxias com o objetivo de estimular nos alunos a prática da doação de sangue. O evento realizado nas dependências físicas da Faculdade serviu para que os alunos dessem demonstração de amor ao próximo, doando 114 bolsas de sangue, resultando numa coleta superior aos dois anos anteriores, quando foram coletadas 90 e 95 bolsas, respectivamente em 2009 e 2010. Participaram do Hemomar itinerante cerca de 25 profissionais daquela instituição, entre eles o coordenador, hematologista Marcos Lobão, a assistente social e articuladora do evento, Maria José Vieira, enfermeiros e auxiliares administrativos. Confira participações dos acadêmicos da Facema em eventos realizados no primeiro semestre de 2011. MÃE MAIS MULHER Executado pela Secretaria Municipal da Mulher, o evento realizado no Clube Alecrim marcou o encerramento das ações comemorativas ao dia das mães. Alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia marcaram presença oferecendo aos visitantes do evento diversos serviços na área da saúde, a exemplo de massagens, verificação de pressão, teste de glicemia, orientações sobre prevenção em doenças, dentre outros. CICLO DE PALESTRAS CRAS Atendendo a convite da Secretaria Municipal de Assistência Social, alunos do 5º período de Enfermagem participaram de ciclo de palestras sobre aleitamento materno para usuários dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O evento também marcou a programação de comemorações da Secretaria ao mês das mães. AÇÕES DE FISIOTERAPIA NO CARMOSINA COUTINHO Alunos do curso de Fisioterapia, juntamente com a Coordenadora da graduação, Mariana Sanchez, participaram, a convite da direção da Maternidade Carmosina Coutinho, de uma manhã de atividades fisioterápicas destinadas aos funcionários da Maternidade.  A iniciativa fez parte das comemorações da unidade de saúde aos seus três anos de funcionamento. DIA DE PREVENÇÃO EM SAÚDE O curso de Fisioterapia, através de sua coordenação, professores e alunos também tem se empenhado no quesito apoio voluntário à comunidade. A última ação promovida pelo curso foi o Dia de Prevenção em Saúde, projeto realizado sábado,18, sob a orientação das professoras Mariana Sanchez e Andressa Kêyty. Das 8h00 às 12h00 foram oferecidas à comunidade serviços de verificação da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de altura e peso, orientações posturais, massoterapia, entre outros. Participaram do Dia de Prevenção em Saúde cerca de 150 acadêmicos do 3º ao 5º período. CAMPANHAS DE VACINAÇÃO Com o objetivo de auxiliar na imunização contra a influenza e a poliomielite, alunos do curso de Enfermagem se engajaram nas duas campanhas deflagradas este ano pelo Ministério da Saúde. A convite da Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Caxias, os alunos se dedicam aos afazeres das campanhas e aproveitam para praticar os conhecimentos adquiridos em sala. PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ZONA RURAL No último sábado, 18, alunos do curso de enfermagem fizeram mais uma ação voluntária na área da saúde. Desta vez, na zona rural. O povoado Junco foi a localidade escolhida para a realização de palestras sobre prevenção em saúde. Na ocasião, os alunos também entregaram cestas básicas de alimentos a alguns familiares daquela comunidade. As cestas foram conseguidas durante o evento promovido pela Coordenação do curso de Enfermagem em  comemoração ao dia da profissão,em 12 de maio.

setembro

Atendimento por e-mail

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema