Facema promove mutirão de serviços em I Jornada de Responsabilidade Social

Publicado em 08/10/2011 10:52:56

Facema promove mutirão de serviços em I Jornada de Responsabilidade SocialO aposentado João de Deus, de 67 anos, aproveitou a presença dos alunos de Enfermagem no seu bairro para aferir a pressão. Orgulhoso com o resultado do exame e com o grande movimento de alunos e professores da Faculdade na comunidade Luíza Queiroz, ele foi uma das centenas de pessoas que tiveram atendimento nos diversos stands montados pela faculdade durante a realização da sua I Jornada de Responsabilidade Social. O evento contemplou famílias carentes dos bairros Teso Duro, na sede do projeto social Resgate da Cidadania, e Luíza Queiroz (também conhecido como Sem-Terra), na Brinquedoteca do bairro. Foram dois dias de atividades e serviços disponibilizados nas áreas da Saúde, Administração, Pedagogia, Serviço Social e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Cerca de 1300 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Facema se desdobraram para levar àquelas comunidades mais de 20 serviços gratuitos. O lazer, a informação e a solidariedade foram o fio condutor da iniciativa. A I Jornada de Responsabilidade Social da Facema teve o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social. Confira serviços disponibilizados às comunidades, por área específica. Curso de Administração:
  • Atividades de Consultoria em 10 segmentos empresariais
  • Atividades de orientação quanto à elaboração de Curriculo Vitae;
  • Atividades de orientação quanto à postura e comportamento do candidato, no processo de Recrutamento e Seleção.
Curso de Enfermagem: Distribuição de materiais informativos sobre prevenção de doenças e serviços de:
  • Verificação de pressão arterial;
  • Teste de glicemia;
  • Primeiros socorros.
Curso de Fisioterapia:
  • Feira de Neuroanatofisiologia (orientações e demonstrações do funcionamento dos órgãos do corpo humano);
  • Avaliação Cinesiológia (avaliar movimentos e posturas do corpo humano);
  • Avaliação Cardiorrespiratória (avaliação do movimento pulmonar e cardíaco); Terapia Manual (massagem)l.
Curso de Serviço Social: Orientação e distribuição de material informativo sobre:
  • Direitos da Criança;
  • Direitos da Pessoa Idosa
  • Prevenção do uso de Drogas;
Curso de Nutrição: Palestras sobre:
  • Desperdício de alimentos;
  • Alimentação saudável;
  • Realização de Cálculo Indíce de Massa Corpórea (IMC) e Circunferência da Cintura.
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema:
  • Cadastro de Segunda Via de CPF;
  • Orientações sobre o uso da Internet para pesquisa.
Curso de Pedagogia:
  • Contação de histórias;
  • Palestra sobre Orientação Sexual;
  • Palestra sobre atuação do pedagogo nos espaços: escolar, ongs, empresa, e hospital;
  • Oficina prática pedagógica sustentável;
  • Oficina Textura em paredes;
  • Oficina Elaboração de itens (avaliação);
  • Oficina Caixa de Leitura
  • Palestra “Como falar para seu filho e como ouvir o que seu filho fala”