Para contribuir com o desenvolvimento social e inclusão digital, a Facema realizou uma importante parceria com a ONG MP3 – Movimento pela paz na periferia, de Teresina, com a doação de equipamentos eletrônicos danificados e em desuso, na instituição.
A organização não governamental MP3 trabalha com a recuperação de jovens em situações de riscos, e reutiliza esse material doado para trabalhar com estes jovens, através de cursos de montagem, manutenção, computação básica e robótica. Do material recolhido é feita uma triagem do que pode ser consertado e o que não é aproveitado, as peças são separadas, vendidas ou armazenadas para posterior descarte correto, de forma a evitar a contaminação do meio ambiente. Além disso, uma parte do material doado e reaproveitado também é compartilhado para associações, organizações, escolas e até pessoas da comunidade.
A doação do lixo eletrônico recolhido na Facema como monitores, notebooks, cabos, impressoras, teclados, CPU´s, telefones, além de baterias, metais e plástico, foi entregue pelo Gerente de T.I. Murilo Simões Carneiro. Ele destacou a importância dessa parceria e da contribuição para a promoção da cidadania.
“Toda instituição séria é preocupada com o meio ambiente, procura descartar corretamente o lixo eletrônico produzido. A Facema buscou não apenas um descarte correto, mas uma organização não governamental que recicla esse material e gera oportunidade para pessoas em vários aspectos, inclusive na educação. Acreditamos que o material doado será bem proveitoso para toda comunidade, tanto em sua capacitação profissional, voltada nos cursos promovidos de manutenção de eletrônicos/informática, quanto receita para promover eventos culturais da própria ONG.”
Um dos coordenadores da MP3, José Rodrigues da Silva destacou a importância dessa parceria com a Facema. “Excelente. Nós nos deslocamos de Teresina exclusivamente para Caxias para recolher esse material, sabemos o quanto da importância que é recolher esse lixo, para o meio ambiente, que não será prejudicando com os produtos tóxicos, onde terá um destino correto e também para as pessoas que nós assistimos através da ONG, onde vamos proporcionar a elas esse primeiro contato com o computador, o acesso à internet, ajudar essas pessoas a se capacitarem, enfim parabenizar a ação da Facema com essa atitude que tem valor significativo para muitas pessoas.”