A valorização dos funcionários é um tema discutido devido a sua importância. A Facema como uma instituição séria tem como meta, valorizar o funcionário levando em conta a capacidade profissional e também o engajamento no cumprimento das metas propostas pela IES.
A Coordenadora do Setor de Recursos Humanos da IES, Liana Martha Gabriel Guimarães de Oliveira destaca que esse reconhecimento e valorização dos funcionários só tende a ajudar no crescimento da empresa. “O Grupo Educa tem como um dos seus principais valores a “Competência Técnica, Humana e Conceitual”, portanto preconiza a valorização, o crescimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores. A Instituição prima incessantemente pela qualidade dos serviços prestados. E isso só é possível porque a equipe é composta por profissionais talentosos e comprometidos. Somos convictos de que sem estas pessoas, tal sucesso não seria alcançado. Portanto, mantê-los motivados, produtivos, felizes e reconhecidos é prioridade. A Direção Institucional busca a excelência na Gestão de Pessoas do Grupo Educa, valorizando a “prata da casa”, proporcionando oportunidades de crescimento dos colaboradores, através de promoções e de mudanças de função, proporcionando a eles novos aprendizados e crescimento profissional. É o caso do Francisco e do Sérgio, que sempre tiveram excelente desempenho, responsabilidade, compromisso, empenho e vontade de crescer. A promoção deles é fruto do trabalho, empenho, dedicação e eficiência com que eles vêm realizando seu trabalho. A Instituição os vê como talentos, e lhes concede o mérito e o reconhecimento de que são merecedores de subir mais um degrau. O Sérgio e o Francisco estão de parabéns. Estamos certos de que eles terão sucesso nesta nova etapa da sua vida profissional.”
Os funcionários Sérgio Klebeson Almeida Franco e Francisco de Assis Cordeiro da Silva que trabalhavam no setor de Serviços Gerais, hoje estão atuando na Biblioteca e Laboratório, respectivamente. Para Sérgio Klebeson, essa mudança na rotina do trabalho é consequência do seu empenho e dedicação no ambiente de trabalho. “Eu sempre tive como minha prioridade, fazer ingressar em uma instituição como a Facema e consequentemente crescer profissionalmente aqui. E a Facema, ela dá oportunidade para o funcionário crescer, a partir daí resolvi correr atrás e consegui, estou com o meu objetivo alcançado. Essa mudança pra mim é uma motivação, e se você faz um bom trabalho, você tem a capacidade de crescimento dentro da empresa, isso foi o que aconteceu comigo e com certeza vai acontecer com outros funcionários que virão. Estou muito feliz, pois está sendo uma mudança totalmente significativa, é um serviço totalmente diferente do que eu fazia antes. Não tenho experiência nessa área, mas com certeza vou adquirir uma boa experiência, porque aqui os meus companheiros de trabalho estão me dando força, juntamente com o meu gestor e assim pretendo fazer o meu serviço com qualidade, e passado esses 3 meses de experiência, estarei sendo efetivado.”
Francisco Cordeiro também destaca a gratificação de está desenvolvendo outra atividade na IES. “É um sentimento de gratidão, estou feliz por está fazendo parte dessa equipe. Há 7 anos vinha trabalhando no setor de serviços gerais, mas sempre que fazia faxina nos laboratórios ficava observando o ambiente, tinha essa vontade de trabalhar aqui, e através de um incentivo da Coordenadora do laboratório e de outros companheiros do setor que me incentivaram a fazer um curso de aperfeiçoamento de 1 ano e 8 meses, hoje estou aqui. Esse curso já foi pensando no futuro, se surgisse uma oportunidade. Estou muito feliz com a empresa que reconhece o esforço do funcionário e que nos dá essa oportunidade de crescer.”