O I Congresso da Jovem Advocacia da região dos Cocais foi realizado em Caxias nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Facema. O evento promovido pela Comissão de Jovens Advogados da Subseção OAB Maranhão, e trouxe como tema: Estado, Constituição e Justiça.
A cerimônia de abertura do evento, contou com a participação da Vice-governadora do Piauí Drª Margarete Coelho, Diretor do Procon Maranhão e do Viva Drº Duarte Júnior, bem como profissionais da área de Direito, representando a Facema, o Diretor Acadêmico Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves, representando a Coordenação de Direito Profº Esp. Gentil Reis, além de representantes da sociedade civil, professores e alunos de Direito da Facema e de outras instituições.
Para a Vice-Governadora do Piauí Drª Margarete Coelho, as temáticas escolhidas para serem apresentadas no congresso foram extremamente interessantes, atuais e muito bem escolhidas.
“É muito bom participar desses momentos de debates, pois esses encontros são muito importantes, principalmente para o jovem advogado que está no início de carreira, que está procurando seguir na profissão, procurando o mercado de trabalho, então, temas como estes, estimulam e mostram novos caminhos. O Direito é extremamente versátil e dinâmico, todos os dias surge uma nova especialidade, um novo ‘nicho’ no mercado e o jovem precisa estar preparado para isso.”
Durante o encontro, profissionais e acadêmicos de Direito puderam interagir entre si, discutindo temáticas bem atuais, como: advogado em defesa do consumidor, reflexos práticos da reforma eleitoral, atuação da polícia no combate no crime ao crime organizado, entre outros pontos.
Para a acadêmica de Direito da Facema Luíza Emanuele Vila Nova Gomes, o congresso foi maravilhoso.
“Isso, porque o mais importante do evento, foi a diversidade dos temas trabalhados, onde tivemos palestrantes de todas as áreas , para a OAB, a Facema e para eu como aluna, foi de suma importância, já que aqui na instituição não temos eventos que tratem de temas gerais, sempre são temas mais específicos, e com certeza, essa troca de informações e diálogo com outras pessoas é enriquecedor, todo mundo acaba aprendendo algo mais, é interessante você escutar o que o outro tem para lhe repassar.”
Fotos/ Ascom e Fotógrafo Benonias Cardoso (Ascom PI)
Clique aqui e confira mais fotos