Faculdade de Ciências e Tecnologias do Maranhão – FACEMA foi autorizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP a implantar o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/ Facema pelo período de 3 anos, a partir de 29 de abril de 2015.
Essa autorização fica registrada como resultado de passos sólidos que a IES vem dando no campo da pesquisa. É importante destacar mais essa conquista da instituição. A aprovação do registro do CEP/Facema vai permitir a professores e pesquisadores a segurança no tocante ao material pesquisado e produzido, tendo em vista que cabe ao CEP, o papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que seu projeto de pesquisa é eticamente adequado.
O coordenador do Núcleo de Pesquisas da Facema – NUPE, Profº Msc. Braz Milanez destacou a importância dessa conquista para a instituição. “A Facema cresce em um ritmo acelerado, no que diz respeito aos três grandes pilares: o ensino, a extensão e a pesquisa. Esses três grandes pilares são as maiores engrenagens da Facema hoje. A aprovação do CEP/ Facema só veio a selar e fortalecer esse trabalho que já vem sendo desempenhado. É importante destacarmos a dinâmica que vem sendo feita ao longo do semestre 2015.1, tratando-se do processo de formação do corpo docente, melhorando ainda mais a pesquisa na instituição. Esse trampolim propulsor, que é o CEP, vem a tornar a Facema uma referência no cenário científico nacional, via plataforma Brasil, uma vez que a instituição pode ser referenciada para avaliar qualquer projeto de pesquisa em todo o território nacional. Prova esta que reflete a seriedade, competência e compromisso da instituição, mantendo-se por igual aos grandes centros acadêmicos do país.”
Vale ressaltar também que o CEP é um órgão que receberá projetos de pesquisa, que envolvem seres humanos, de todo o país, para emissão de parecer, com isso nota-se o nível de responsabilidade do mesmo e também o enriquecimento, a maturidade que a IES adquire desenvolvendo mais esta atividade, em prol da pesquisa.
O Diretor Acadêmico Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves falou dessa nova fase para a instituição, fruto de um trabalho sério e de credibilidade.
“Ter o Comitê de Ética e Pesquisa da Facema, hoje autorizado a funcionar é um fato acadêmico de grande importância para nós. Primeiro porque podemos dizer que já saímos do campo somente do ensino e já estamos também desenvolvendo de forma séria e com responsabilidade a pesquisa, depois porque essa autorização mostra que já vencemos todos os itens que a legislação impõe, a uma IES, para pleitear e conseguir autorização para o CEP, o que nos mostra maturidade institucional. O certo é que a Facema prova com isso que é uma IES que está dando conta, de forma correta, de sua função mínima, imposta pela legislação do país, isto é, fazer ensino, pesquisa e extensão. E afirmo ainda, de forma eficiente e eficaz e com compromisso e comprometimento”.