Gabriela Mota Moraes e Sabrina Gislana Costa da Cunha, formandas e egressas do curso de Direito do UniFacema, respectivamente, acabam de conquistar um feito exitoso em suas carreiras acadêmicas: elas foram aprovadas no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Com a Linha de Pesquisa “Democracia, Constituição e Justiça”, Gabriela Mota Moraes apresentou para esta seleção de Mestrado, o pré-projeto “Interfaces entre Direito e Literatura: análise jurídica das obras literárias Dom Casmurro e o Caso da Vara de Machado de Assis”.
Segundo ela, este projeto tem como objetivo macro, contextualizar a emergência das pesquisas sobre Direito e Literatura no Brasil e o seu desenvolvimento acadêmico, além de identificar as evoluções constitucionais e de direitos humanos fundamentais, a partir do contexto social das obras escolhidas.
Egressa de 2018, Sabrina Gislana Costa da Cunha optou pela Linha de Pesquisa “Mudanças Institucionais, Democracia e Efetividade dos Direitos”, e levou para apreciação desta banca de Mestrado, o pré-projeto “Análise quanti-qualitativa sobre a judicialização do direito à saúde no Brasil: dados do Conselho Nacional de Justiça (2010-2020)”.
De acordo com a autora, o objetivo que norteia este projeto é abordar e demonstrar de forma quanti-qualitativa as demandas relacionadas à Saúde no Brasil, entre os anos de 2010 a 2020.
Em relação a aprovação no mestrado, elas colocam:
“Foi uma grande conquista. Eu já possuía um desejo de seguir na carreira acadêmica e fazer um mestrado, mas não imaginava que iniciaria tão cedo. Aproveito para agradecer o apoio da minha família, e do "Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais, Eficácia Constitucional e Dinâmica Política na América Latina”, orientado pela Profa. Dra. Emília Saraiva Nery.
(Gabriela Mota Moraes / Formanda em Direito)
“Desde o Ensino Médio regava este objetivo de cursar Mestrado, objetivo este que foi alicerçado durante minha graduação no UniFacema, onde busquei produzir artigos científicos e projetos de pesquisa, sob orientação de professores desta IES, o que certamente me auxiliou para hoje alcançar esta vitória, que em si, me traz um sentimento de grande felicidade.”
(Sabrina Gislana Costa da Cunha / Egressa de Direito).