As instituições Facema e Cefa/Coc firmaram parceria com a Academia Corpo e Água para promover a ação social do Guinness Book, intitulada a maior aula de natação do mundo, no último dia 22 de junho. O evento foi desenvolvido em vários países do mundo e tem como objetivo conscientizar, através do diálogo, sobre orientações básicas de natação, dos riscos que crianças e adolescentes correm em ambientes aquáticos, como piscinas, açudes e lagos.
Antes do início da aula, o instrutor falou das regras de segurança na água a fim de evitar afogamento de crianças e adolescentes. Também foi entregue folder explicativo sobre estes tópicos de segurança para os participantes.
Para o proprietário da Academia Corpo e Água, Aléssio Leal Amorim, a união entre as instituições foi de grande importância para a realização do evento. “O nosso objetivo é salvar vidas, evitando que crianças continuem morrendo por afogamento ou por falta de informações básicas de segurança na água.” O evento contou com o apoio da Coordenação do Curso de Educação Física da Facema, que disponibilizou quatro alunos do 4º período do curso, para atuarem como monitores durante a realização do evento.
Para a Coordenadora do Curso Profª Msc. Maria da Conceição Lopes Ribeiro essa foi uma oportunidade para os alunos poderem colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. “Os alunos estiveram bastante envolvidos no desenvolvimento do projeto, considero essa participação muito boa, uma oportunidade de vivenciar algo novo, em uma área diferenciada com a realização do aulão. Além de participarem do processo de organização, eles também ajudaram com as crianças dentro da piscina e ficaram responsáveis pelos relatórios produzidos durante o processo.”
Para a pequena Anne Emanuele Amorim Medeiros de 8 anos, aluna da 3º ano do Colégio Cefa/Coc a atividade foi muito boa. “Porque estimula as crianças que não sabem nadar a virem até a academia e aprender a nadar. E essas regras de seguranças que foram ditas e são importantes a gente saber também.”
No Maranhão apenas São Luís e Caxias participaram da ação social desenvolvida pelo Guinness Book. As aulas tiveram tempo de 30 minutos cada, onde as crianças acompanhadas de um responsável foram orientadas sobre as principais regras de segurança dentro da água. De acordo com o organizador do evento, o empresário Alessio, 150 pessoas foram cadastradas para a aula de natação.
Clique aqui e confira mais fotos