Foi realizada no auditório da IES, no dia 03 de dezembro, sábado, a primeira Roda de conversa sobre ética em pesquisa, promovida pelo Comitê de ética em pesquisa da Facema – CEP.
Na programação, exposição sobre aspectos éticos envolvendo seres humanos, a palestra: Pesquisa clínica: o viver e morrer com dignidade, ministrada pela representante do CEP UESPI, Profª Msc. Iara Sayuri Shimizu, e a mesa redonda com a temática: Potenciais riscos e benefícios aos participantes de um estudo, que contou com a participação da representante do CEP UESPI, Profª Drª. Iara Sayuri Shimizu, Coordenadora do CEP Uema, Profª Drª Joseneide Teixeira Câmara, membro relatora do CPE Santo Agostinho, Profª Drª Joseane Martins Soares de Rodrigues Leitão e os membros relatores do CEP Facema, as Mestres . Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha e Magnólia de Jesus Magalhães, após esse momento, encerrando as atividades, os relatores do CEP Facema, Dr. Francisco Araújo das Chagas Souza e a secretaria do comitê, Profª Msc. Luciana Batista Lima, apresentaram e também tiraram dúvidas sobre os passos para submissão do protocolo de pesquisa à plataforma Brasil.
A aluna do 4º período de Nutrição, Natália Monteiro Pessoa, que já teve 4 artigos publicados destacou a importância do evento. “um incentivo para os alunos a produção de pesquisa científica, bem como também o progresso das pesquisas no Brasil, aqui em Caxias e da própria faculdade, então é importante que os alunos estejam cientes do que estão fazendo quanto pesquisadores, além de terem noção dos benefícios e malefícios que a pesquisa pode trazer, então essa conversa que participamos destacou para o aluno qual o papel dele enquanto pesquisador.”
Para a representante do CEP da Uespi, Mestre Iara Sayuri, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CEP da Facema está de parabéns. “fiquei impressionada com a organização do CEP da instituição, que vem fazendo muito em apenas um ano de funcionamento, e acredito que a tendência é melhorar ainda mais. Então participar dessa discussão, foi muito bom, porque ajudou a despertar o interesse dos alunos sobre a importância da pesquisa científica no contexto social.”
Clique aqui e confira mais fotos