Foi realizada no dia 19 de maio, terça-feira, a I Semana de Enfermagem com uma vasta programação, em comemoração alusiva ao dia do Enfermeiro. A iniciativa partiu da coordenação de Enfermagem e teve como objetivo discutir “As boas práticas da Enfermagem no ensino, pesquisa e extensão e segurança do paciente”.
O encontro foi prestigiado pela Presidente da Facema Aryzaltina Silva Penha, Diretora Executiva Maria Aparecida Barroso Coutinho, Diretor Acadêmico Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves, além de convidados, professores e alunos do curso.
Além da realização de palestras e mesa redonda, a semana também contou com uma dramatização teatral sobre “Depressão, fobias e toc” desenvolvido por alunos do 9º de período de Enfermagem.
A Coordenadora de Enfermagem, Profª Msc. Ana Carla Marques fez uma avaliação positiva do evento. “Houve uma grande adesão na participação dos nossos alunos inscritos tanto nos minicursos como no ciclo de palestras, e também na gincana que ficou prevista para o dia 26 de maio. A apresentação dos alunos de saúde mental e estágio supervisionado foi excelente, a qual eles fizeram demonstrações da arte do saber fazer, conhecer e do ensinar, sendo esta o tema da semana, as boas práticas e a segurança do paciente, e acredito que tudo isso vai gerar uma discussão posteriormente em sala de aula, entre os alunos e professores do que viram e aprenderam nesse evento.”
Para a acadêmica do 9º período de Enfermagem Rhanyele Moura o evento foi de grande importância. “Pois tem grande contribuição na nossa formação acadêmica, na vivência prática dentro das unidades básicas de saúde, dos hospitais, isso tanto no que tange as boas práticas de Enfermagem quanto às boas práticas de atendimento a gestante e também a vacina, que são práticas voltadas a Enfermagem. Essa troca de experiências através das palestras com certeza vai nos ajudar e muito, como disse o professor Braz Milanez, a enfermagem é arte do cuidar, mas também é uma ciência comprovada, eficaz e perspicaz no que tange a assistência ao ser humano, portanto deve ser humanizada no sentindo de tratar bem o paciente, ao recebê-lo e de fazer de acordo com a normatização de Enfermagem, e cabe aos alunos está consciente dessas resoluções.”
Clique aqui e confira mais fotos