UniFacema

Inovação e Internacionalização marcam a trajetória de crescimento do UniFacema

Publicado em 02/03/2023 18:59:25




Inovação, esta é uma palavra de ordem e uma prática presente na história do UniFacema, contribuindo para sua ascensão de Faculdade para o nível de Centro Universitário, concedido pelo Ministério da Educação, resultando na mudança para UniFacema.

Diversas e importantes foram as renovações pensadas, planejadas e conquistadas desde que a sua história começou há 14 anos. Agora, em uma de suas inovações mais corajosas e ousadas está o caminho de um projeto que coloca o Unifacema em uma trajetória sem volta, rumo à internacionalização.

O UniFacema, recentemente, filiou-se à Rede Internacional de Estudos e Pesquisas e Sistemas de Cuidado de Envelhecimento – Rede Geronto Ltda, criada durante o Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Gerontologia (CITIG), realizado em Brasília, entre 5 e 7 de maio de 2018, com o objetivo de congregar esforços para divulgar iniciativas que promovam a qualidade de vida, trabalhando no enfoque interdisciplinar e transgeracional, na discussão sobre questões do envelhecimento humano, no Brasil e nos demais países para a melhoria da qualidade de vida.

Por meio dessa filiação, o Unifacema e a Rede Geronto, pretendem estimular a internacionalização dos grupos de estudo e das pesquisas na área da Gerontologia; impulsionar a inovação e a tecnologia na área de Gerontologia e serviços de cuidado a partir do desenvolvimento de pesquisas e mediante a participação estudantes, docentes e profissionais dos serviços de cuidado atuantes nas Instituições de Educação, Institutos e demais órgãos-membros da Rede Geronto, respeitando suas categorias; estimular docentes e profissionais dos serviços a engajar estudantes de graduação em atividades de iniciação científica, integrando-os em grupos de pesquisa e alavancando a produção científica e bibliográfica; estimular a pesquisa articulada ao ensino por meio da realização de estudos desenvolvidos no âmbito de grupos de estudos e contribuir para o desenvolvimento e publicação de pesquisas na área da Gerontologia no País e entre os países.

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves falou sobre o processo que resultou nessa parceria e os futuros passos do projeto de internacionalização da instituição.

“O UniFacema, em seu processo de expansão como IES e com a ampliação do seu portfólio de Cursos, sente a necessidade de internacionalizar-se, uma vez que essa troca com outras IES do país e de outros países, amplia os horizontes, cria oportunidades e nos dá condições de visibilidade, sem falar no crescimento institucional, uma vez que outras IES podem promover a troca de conhecimentos e experiências para colaboradores, professores, e principalmente, para os alunos. E, como o Curso de Medicina está por vir, essa necessidade cresce mais ainda, por isso, concretizamos a filiação à Rede Geronto. Por meio dessa Rede, já fomos convidados, como IES que está na iminência de ter Medicina, a apresentar um trabalho sobre cuidados e estudo sobre o envelhecimento, uma vez que a Rede Geronto estava captando trabalhos e experiências brasileiras para apresentar em um evento ítalo-brasileiro que discutiria esse tema, sendo assim, como filiados aceitamos o convite e participamos do evento.

Também estamos assinando um Protocolo de Cooperação com a Universidade de Coimbra, mais especificamente, com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), formalizando um Termo de Cooperação para trabalharmos a internacionalização de maneira colaborativa.”

E, essa primeira participação do UniFacema como filiado à Rede Geronto, aconteceu durante o 14º Workshop Ítalo-Brasileiro e do 5ª Encontro da Rede Internacional de Estudos em Gerontologia e Serviços em Saúde, realizado na Itália, nos dias 16 a 22 de fevereiro, para a apresentação do “Projeto de Diagnóstico de Parkinsonismos em Atividades de Extensão no Ensino Médico”, de autoria dos professores, Lúcia Rêgo Medeiros, Kelson James Almeida, Marcos Aurélio de Araújo Alves e Naldiana Cerqueira. O projeto foi apresentado pelos professores Lúcia Rêgo Medeiros e Kelson James Almeida, que representaram o UniFacema neste renomado e internacional evento. A apresentação virtual aconteceu no dia 22 de Fevereiro de 2023.

O objetivo foi apresentar uma atividade de extensão universitária do Curso de Medicina, chamado de “Dia de Atenção ao Paciente com Doença de Parkinson”. O Prof. Dr.  Kelson James Almeida, médico neurologista, apresentou as etapas do projeto que constituíram: na chamada pública nos órgãos de mídia social de grande alcance da região, com a intenção de alertar a população aos sintomas da doença de Parkinson, o que aumenta os índices de reconhecimento e encaminhamento desses pacientes pela população ao sistema de saúde. Em seguida, foram apresentados as estratégia de aulas e treinamentos dos alunos do Curso de Medicina dos aspectos de diagnóstico e tratamento da referida doença.

“A percepção da moderadora Italiana foi que o exemplo implementado no Brasil trazia ensinamentos e constituía uma boa prática no ensino de Medicina, como uma estratégia adequada para melhorar a qualidade de vida da população idosa. Houve um convite da apresentadora, radicada na Itália, para uma apresentação dos dados do estudo realizado no Brasil, desta vez, presencialmente. O intuito é favorecer a expansão das referidas práticas de expansão com os alunos do Curso de Medicina no país europeu, respeitando as regras e legislação local.” Relatou o Prof. Dr. Kelson James Almeida.              

“A partir de então foram apresentados os resultados dos dias de atendimento à população advinda da comunidade ou sujeitos idosos institucionalizados em casas de longa permanência. Concluímos que o referido projeto favoreceu um diagnóstico precoce na população atendida e permitiu introduzir a mencionada população no sistema de saúde local.” Finalizou a Profa. Ma. Lúcia Rêgo de Medeiros

Primando pela inovação e o desenvolvimento, o UniFacema investe, estimula e encaminha sua comunidade acadêmica a patamares de alta produtividade e conhecimento científico, apresentando esta possibilidade de internacionalização, colaborando na expansão da formação dos alunos, visando facilitar a sua integração no mercado de trabalho nas mais diversas sociedades.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

março
25

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

23

Publicação do Resultado de aproveitamento de estudos

22

Período de Reunião com os Representantes de turma

22

Término do Período de pedido de aproveitamento de estudos

22

Término do Período de Trancamento de curso e solicitação de desconto por vínculo - 2023.1

21

Reunião - CPA

20

Reunião - NDE

19

Feriado Municipal – Dia de São José

18

Término do Período de matrícula extemporânea respeitando o limite de 25% da carga horária

18

Sábado com Atividades de Responsabilidade Social

VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2023 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.