UniFacema

Inovação e Internacionalização marcam a trajetória de crescimento do UniFacema

Publicado em 02/03/2023 18:59:25




Inovação, esta é uma palavra de ordem e uma prática presente na história do UniFacema, contribuindo para sua ascensão de Faculdade para o nível de Centro Universitário, concedido pelo Ministério da Educação, resultando na mudança para UniFacema.

Diversas e importantes foram as renovações pensadas, planejadas e conquistadas desde que a sua história começou há 14 anos. Agora, em uma de suas inovações mais corajosas e ousadas está o caminho de um projeto que coloca o Unifacema em uma trajetória sem volta, rumo à internacionalização.

O UniFacema, recentemente, filiou-se à Rede Internacional de Estudos e Pesquisas e Sistemas de Cuidado de Envelhecimento – Rede Geronto Ltda, criada durante o Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Gerontologia (CITIG), realizado em Brasília, entre 5 e 7 de maio de 2018, com o objetivo de congregar esforços para divulgar iniciativas que promovam a qualidade de vida, trabalhando no enfoque interdisciplinar e transgeracional, na discussão sobre questões do envelhecimento humano, no Brasil e nos demais países para a melhoria da qualidade de vida.

Por meio dessa filiação, o Unifacema e a Rede Geronto, pretendem estimular a internacionalização dos grupos de estudo e das pesquisas na área da Gerontologia; impulsionar a inovação e a tecnologia na área de Gerontologia e serviços de cuidado a partir do desenvolvimento de pesquisas e mediante a participação estudantes, docentes e profissionais dos serviços de cuidado atuantes nas Instituições de Educação, Institutos e demais órgãos-membros da Rede Geronto, respeitando suas categorias; estimular docentes e profissionais dos serviços a engajar estudantes de graduação em atividades de iniciação científica, integrando-os em grupos de pesquisa e alavancando a produção científica e bibliográfica; estimular a pesquisa articulada ao ensino por meio da realização de estudos desenvolvidos no âmbito de grupos de estudos e contribuir para o desenvolvimento e publicação de pesquisas na área da Gerontologia no País e entre os países.

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves falou sobre o processo que resultou nessa parceria e os futuros passos do projeto de internacionalização da instituição.

“O UniFacema, em seu processo de expansão como IES e com a ampliação do seu portfólio de Cursos, sente a necessidade de internacionalizar-se, uma vez que essa troca com outras IES do país e de outros países, amplia os horizontes, cria oportunidades e nos dá condições de visibilidade, sem falar no crescimento institucional, uma vez que outras IES podem promover a troca de conhecimentos e experiências para colaboradores, professores, e principalmente, para os alunos. E, como o Curso de Medicina está por vir, essa necessidade cresce mais ainda, por isso, concretizamos a filiação à Rede Geronto. Por meio dessa Rede, já fomos convidados, como IES que está na iminência de ter Medicina, a apresentar um trabalho sobre cuidados e estudo sobre o envelhecimento, uma vez que a Rede Geronto estava captando trabalhos e experiências brasileiras para apresentar em um evento ítalo-brasileiro que discutiria esse tema, sendo assim, como filiados aceitamos o convite e participamos do evento.

Também estamos assinando um Protocolo de Cooperação com a Universidade de Coimbra, mais especificamente, com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), formalizando um Termo de Cooperação para trabalharmos a internacionalização de maneira colaborativa.”

E, essa primeira participação do UniFacema como filiado à Rede Geronto, aconteceu durante o 14º Workshop Ítalo-Brasileiro e do 5ª Encontro da Rede Internacional de Estudos em Gerontologia e Serviços em Saúde, realizado na Itália, nos dias 16 a 22 de fevereiro, para a apresentação do “Projeto de Diagnóstico de Parkinsonismos em Atividades de Extensão no Ensino Médico”, de autoria dos professores, Lúcia Rêgo Medeiros, Kelson James Almeida, Marcos Aurélio de Araújo Alves e Naldiana Cerqueira. O projeto foi apresentado pelos professores Lúcia Rêgo Medeiros e Kelson James Almeida, que representaram o UniFacema neste renomado e internacional evento. A apresentação virtual aconteceu no dia 22 de Fevereiro de 2023.

O objetivo foi apresentar uma atividade de extensão universitária do Curso de Medicina, chamado de “Dia de Atenção ao Paciente com Doença de Parkinson”. O Prof. Dr.  Kelson James Almeida, médico neurologista, apresentou as etapas do projeto que constituíram: na chamada pública nos órgãos de mídia social de grande alcance da região, com a intenção de alertar a população aos sintomas da doença de Parkinson, o que aumenta os índices de reconhecimento e encaminhamento desses pacientes pela população ao sistema de saúde. Em seguida, foram apresentados as estratégia de aulas e treinamentos dos alunos do Curso de Medicina dos aspectos de diagnóstico e tratamento da referida doença.

“A percepção da moderadora Italiana foi que o exemplo implementado no Brasil trazia ensinamentos e constituía uma boa prática no ensino de Medicina, como uma estratégia adequada para melhorar a qualidade de vida da população idosa. Houve um convite da apresentadora, radicada na Itália, para uma apresentação dos dados do estudo realizado no Brasil, desta vez, presencialmente. O intuito é favorecer a expansão das referidas práticas de expansão com os alunos do Curso de Medicina no país europeu, respeitando as regras e legislação local.” Relatou o Prof. Dr. Kelson James Almeida.              

“A partir de então foram apresentados os resultados dos dias de atendimento à população advinda da comunidade ou sujeitos idosos institucionalizados em casas de longa permanência. Concluímos que o referido projeto favoreceu um diagnóstico precoce na população atendida e permitiu introduzir a mencionada população no sistema de saúde local.” Finalizou a Profa. Ma. Lúcia Rêgo de Medeiros

Primando pela inovação e o desenvolvimento, o UniFacema investe, estimula e encaminha sua comunidade acadêmica a patamares de alta produtividade e conhecimento científico, apresentando esta possibilidade de internacionalização, colaborando na expansão da formação dos alunos, visando facilitar a sua integração no mercado de trabalho nas mais diversas sociedades.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.