“Inteligência Artificial: os avanços tecnológicos e éticos na ciência” será o tema da VII Jornada Científica do UniFacema

Publicado em 01/10/2024 02:28:29

O UniFacema divulga a programação da VII Jornada Científica dos seus Campi de Caxias, Codó e Presidente Dutra, com o tema: “Inteligência Artificial: os avanços tecnológicos e éticos na ciência”.  As datas da realização da Jornada serão as seguintes: Campus Caxias: 23 a 25/10 - Escola de Humanas e Negócios, 30/10 a 01/11 –Jornada da Escola de Saúde e 06 a 08/11 – Jornada da Escola Politécnica; Campus Codó: 23 a 25/10 e Campus Presidente Dutra: 23 a 25/10.

A Jornada Científica do UniFacema, realizada anualmente, reúne diversos profissionais, além dos docentes e discentes da IES, privilegiando a discussão de temáticas das áreas de saúde, ciências sociais e tecnológicas, onde possibilita o intercâmbio entre estudantes, colaboradores, pesquisadores e docentes de graduação. O conteúdo das publicações oferece os resumos dos trabalhos científicos apresentados em sessões de comunicação oral e pôster, sendo uma ótima oportunidade para que os alunos e alunas apresentem seus trabalhos científicos, desenvolvidos dentro de princípios éticos, proporcionando o intercâmbio entre estudantes, professores e colaboradores das instituições de ensino, fortalecendo a pesquisa em diferentes áreas do saber.

Esta VII Jornada Científica do UniFacema com o tema “Inteligência Artificial: os avanços tecnológicos e éticos na ciência”, busca fomentar o debate acadêmico sobre as inovações tecnológicas mais recentes em IA, bem como os desafios éticos, legais e sociais associados à sua implementação, promovendo uma compreensão de competências necessárias para os profissionais do futuro. Além disso, visa discutir como a IA pode ser utilizada de forma responsável para maximizar benefícios e minimizar riscos, especialmente em um contexto onde a automação e a tomada de decisões por máquinas estão se tornando cada vez mais comum.

A inteligência Artificial (AI) tem avançado em ritmo acelerado, mostrando-se transformadora da ciência e da tecnologia moderna, com implicações para a sociedade. As transformações resultantes do uso da IA podem ser verificadas em diversas áreas e setores, incluindo a ética, saúde, as regulamentações, as tecnologias, o planejamento urbano, a construção de infraestruturas inteligentes, o design, a educação, a automação, o meio ambiente e a segurança.

Assim, a abordagem desse tema, permitirá oferecer um espaço para uma reflexão crítica sobre o futuro dessa tecnologia e suas consequências para a sociedade. E, as Escolas de Saúde, Humanas e Negócios e a Politécnica do Campus Caxias e o Campus Codó e Presidente Dutra, têm como proposta o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que proporcionem aos participantes a criticidade a partir das demandas sociais contemporâneas, partindo da visão global e local.

A VII Jornada Científica do UniFacema, com carga horária total de 30h (trinta horas), iniciará as suas inscrições de 01 a 18/10, para os Campi de Caxias, Codó e Presidente Dutra, podendo ser realizadas diretamente no site do UniFacema, no link disponibilizado para visualizar a programação completa da Jornada, com todas as palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas disponíveis.

Para participar da Jornada, os alunos regularmente matriculados no UniFacema, deverão efetuar o pagamento no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), para a programação geral da Jornada e 2 (dois) minicursos a serem escolhidos pelo aluno inscrito no ato da realização da inscrição. No caso de os alunos optarem por mais minicursos aos que terão direito na inscrição principal, o valor é de R$ 15,00 (quinze reais) por minicurso escolhido. A carga horária para os minicursos será de 4h/a, para palestras 2h/a, e para mesas-redondas 2h/a.

Sobre os valores das inscrições externas: alunos do ensino médio R$ 30,00 (trinta reais); aluno de outra IES R$ 60,00 (sessenta reais) e profissionais externos R$ 70,00 (setenta reais), inscrições válidas para o evento principal e 2 minicursos, da mesma forma que será para alunos e alunas do UniFacema. As inscrições para apresentação de trabalhos científicos para participantes externos, custarão R$ 70,00 (setenta reais), dando direito ao autor do trabalho a inscrição geral na jornada e 2 (dois) minicursos. Essa inscrição será direcionada apenas a um integrante do grupo de autores, caso o trabalho seja de um grupo.

Para a avaliação dos trabalhos científicos foi formada uma comissão com a participação de coordenadores e professores do UniFacema que ficarão responsáveis pelas avaliações e resultados de aceite de resumos submetidos, apresentados na modalidade e-pôster.

A VII Jornada Científica é mais um grande evento promovido pelo UniFacema, o maior Centro Universitário da região. Participem!

Edital, programação completa e inscrições no link abaixo:

outubro

Atendimento por e-mail

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa