A VII Jornada Científica e o V Seminário Internacional desenvolvida entre os dias 17 a 20 de outubro, foi uma oportunidade para os alunos do curso de Jornalismo colocarem em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. A proposta de oportunizar aos acadêmicos de Jornalismo essa prática “in loco” durante o período do evento, foi uma parceria entre a Direção Acadêmica, Direção de Marketing e Comércio da IES junto à Coordenação do curso.
Os alunos do 3º período de Jornalismo: Glenda de Carvalho Assunção, Jheyson da Silva Pinheiro e José de Ribamar Rodrigues trabalharam em conjunto com a equipe de assessoria de comunicação da instituição, auxiliando nos trabalhos de cerimoniais, cobertura de fotos e textos produzidos durante a jornada.
A cerimônia de abertura do evento, bem como as palestras e encerramento ficou a cargo do acadêmico José de Ribamar Rodrigues, já os alunos Jheyson da Silva e Glenda de Carvalho ficaram respectivamente com as funções de produção de textos e cobertura de fotos. Para os alunos, a oportunidade oferecida pela instituição foi de grande importância para o futuro profissional de cada um deles.
“Primeiro lugar só agradecer a Facema, a assessora Cristina Souza que foi uma pessoa bem amigável e solidária, dando todo o incentivo durante o evento. Agradecer também a professora Socorro Cruz, ao professor Marcos Aurélio nosso diretor, então para mim foi uma oportunidade ímpar, porque existem oportunidades na vida que não voltam mais, e me senti de fato honrado e privilegiado pela instituição por nos ter dado essa brilhante oportunidade de participar como cerimonialista da Jornada Científica. Cada momento foi uma emoção, a gente sentiu o peso da responsabilidade, e ao longo do evento tentamos superar cada etapa, mas afirmo, para mim a experiência foi válida, porque sei que de certa forma foi uma projeção ao curso de Jornalismo como também para a nossa pessoa.”
José de Ribamar Rodrigues
“Eu gostei bastante porque pude colocar em prática tudo aquilo que aprendemos na sala de aula. A jornada é uma rotina muito louca, corrida mesmo, até então estávamos só praticando e criando matérias com um tempo maior, e passar por essa experiência demonstra o que a gente escolheu fazer para o resto da vida, a nossa profissão futura. Então, pude aprender mais coisas, por exemplo, a questão das entrevistas, abordar os entrevistados acredito que foi a parte mais díficil, então deu para ver como é esse trabalho de fato na vida real, porque na sala é diferente, e com certeza será uma experiência que eu vou levar para o crescimento profissional.”
Glenda de Carvalho Assunção
“Uma experiência muito interessante, porque ajudou no nosso conhecimento da área que iremos atuar futuramente, então grato pela oportunidade de ter mais informação sobre a área. Me senti muito honrado pela oportunidade, e estou disponível sempre para contribuir no que a instituição precisar agora e no futuro.”
Jheyson da Silva Pinheiro