A atividade de prática do Júri Simulado é um momento já bastante aguardado pelos alunos de Direito. A iniciativa foi desenvolvida pela segunda vez nesse ano de 2017, faz parte da programação da disciplina Processo Penal II, ministrada pela Profª Esp. Marcela Santana Lobo, que tem como objetivo proporcionar aos alunos o estudo através do ensinamento ‘in loco’, de como funciona o processo e situação real do Júri.
A Profª Esp. Marcela Lobo explica a importância dos alunos participarem desse processo.
“O Júri Simulado deste segundo semestre envolveu alunos do 8º e 5º períodos de Direito, o que permitiu uma maior participação e engajamento dos mesmos. A novidade deste júri foi a proposta de julgamento a qual a vítima teria sofrido uma tentativa de homicídio pelo ex-companheiro, aproveitando a semana de conscientização em relação a violência contra a mulher, uma vez que estamos a 16 dias de ativismo em relação a violência. Além disso, o júri é o momento mais simbólico dentro do processo penal, onde existe um grau de nervosismo elevado, porque demanda uma capacidade de raciocínio e improvisação dos profissionais envolvidos, então é importante que os alunos aqui se posicionem nos papéis de juiz, advogados, promotores, para que possam saber como reagir na vida real, na prática profissional, diante de situações conflitantes, sabendo também analisar como o outro profissional se porta para aprender como se portar.”
Para o acadêmico do 8º período de Direito Alexandre Noberto Campos Silva, o júri simulado é de grande importância para a formação do futuro operador de Direito.
“A Facema nos proporciona essa vivência prática, onde temos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, então essa vivência que a gente consegue trazer do teórico da sala de aula para a prática é excelente, com certeza, é a possibilidade de agregar mais conhecimentos na área prática.”