Laboratório do Curso de Engenharia Elétrica do UniFacema ganha Bancadas de Máquinas Rotativas e de Testes em Circuitos Trifásicos

Publicado em 23/05/2023 06:14:29

O UniFacema equipou o Laboratório do Curso de Engenharia Elétrica com modernas Bancadas de Máquinas Rotativas e de Testes em Circuito Trifásico. Esta aquisição é muito importante para o curso de Engenharia Elétrica, pois permite a realização de experiências com motores e geradores síncronos trifásicos, que são as máquinas mais utilizadas para geração de energia elétrica em usinas térmicas e hidráulicas.

O Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica do UniFacema, Profº. Msc. Paulo Ricardo Alves dos Reis Santos nos dá mais informações sobre a aplicabilidade do equipamento nas práticas dos alunos.

“Essas novas bancadas trazem benefícios significativos para os nossos alunos. Em primeiro lugar, eles terão acesso a um ambiente de aprendizagem prático e realista, onde poderão aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Isso ajuda a fortalecer o entendimento dos alunos e a construir uma base sólida de conhecimento. Além disso, ao utilizar equipamentos atualizados e tecnologicamente avançados, nossos alunos estarão se familiarizando com as ferramentas e tecnologias que encontrarão no mercado de trabalho. Isso lhes proporcionará uma vantagem competitiva na busca por estágios e oportunidades de emprego, além de contribuir para a formação de profissionais mais preparados e qualificados. A implantação das bancadas de Circuitos Trifásicos e Máquinas Rotativas no Laboratório Multidisciplinar de Engenharia Elétrica é um investimento no futuro dos nossos alunos e no crescimento do curso como um todo. Estamos comprometidos em oferecer uma formação de excelência, e essa atualização em nossa infraestrutura é uma prova desse compromisso. Por fim, gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse processo de implementação das novas bancadas. A colaboração de professores, alunos e equipe técnica tem sido fundamental para o sucesso desse projeto. Juntos, estamos construindo um ambiente de aprendizagem inovador e inspirador, preparando nossos alunos para se tornarem engenheiros elétricos de destaque no mercado.”

No curso, poderá ser utilizada em diversas disciplinas específicas, como Circuitos Elétricos, Máquinas Elétricas I e II, Sistemas de Energia Elétrica, Qualidade de Energia e Acionamentos Elétricos. Também será possível estudar as máquinas assíncronas monofásicas e trifásicas, que são extremamente utilizadas em inúmeras aplicações industriais, como por exemplo, em bombas, máquinas injetoras, ventiladores, misturadores, agitadores, compressores, esteira e obter conhecimentos sobre os motores e geradores de corrente contínua.

Joe Garcia Lima de Morais, aluno do 9º período do Curso de Engenharia Elétrica do UniFacema, fala das vantagens dos equipamentos para os alunos.

“Essa nova aquisição para o curso, com certeza trará inúmeros benefícios para nós, alunos. As novas bancadas foram adquiridas, levando em consideração as necessidades específicas do nosso curso e eu tenho certeza que vai nos proporcionar um ambiente de aprendizado mais prático e dinâmico. Entre os benefícios das novas bancadas eu destaco: a possibilidade de simulação de circuitos elétricos complexos. Quero falar também, o quanto estou empolgado, confiante e com a certeza que as novas bancadas irão enriquecer, significativamente, a experiência de aprendizado dos alunos do Curso de Engenharia Elétrica do UniFacema.”

A bancada de testes em circuitos trifásicos permite a realização de montagens práticas de circuitos de partidas de máquinas elétricas, realizar a configuração de inversores de frequência, estudar sobre os diferentes tipos de cargas elétricas (resistivas, capacitivas e indutivas) e analisar a qualidade da rede elétrica trifásica, uma vez que a bancada possui um analisador trifásico.

março