O protesto silencioso realizado pelas alunas do Curso de Design de Moda do UniFacema, dentro da programação do Projeto Quartalento, foi certamente uma maneira poderosa de expressar uma forte mensagem sobre os direitos das mulheres. O uso de roupas pretas simbolizou solidariedade, empatia e seriedade em relação à causa, enquanto as placas em suas mãos transmitiram uma mensagem explícita e direta sobre os direitos que estavam sendo reivindicados.
Esse tipo de manifestação visual é sempre muito impactante, pois chama a atenção para a questão, sem a necessidade de palavras. A moda é uma forma de expressão vigorosa e pode ser utilizada de maneira eficaz para transmitir mensagens e promover a conscientização sobre questões importantes, como todos os direitos das mulheres.
As mulheres impulsionam o desenvolvimento, promovem mudanças sociais, chefiam lares, administram empresas e exercem o cuidar de uma maneira especial. Portanto, elas devem estar no centro da busca por soluções para desafios novos e profundos. Dar voz às futuras gerações de mulheres depende do investimento das sociedades em mulheres e meninas, especialmente as que estão à margem da sociedade, e do fortalecimento de sua capacidade de influenciar seus próprios corpos, vidas e futuros. Quando o potencial das mulheres é liberado, todos e todas nós ganhamos.
Parabéns para todas as mulheres pela força, determinação e incríveis realizações!