Mantenedoras do UniFacema participam da comemoração dos 20 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC)

Publicado em 21/12/2023 13:45:15

Na última sexta-feira (15), as mantenedoras do UniFacema, senhoras Aryzaltina Silva Penha e Maria Aparecida Barroso Coutinho, participaram do evento que celebrou os 20 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), no auditório do Centro Universitário UniFacema, gentilmente cedido para esta importante comemoração.

Durante o evento, foram empossados três novos sócios efetivos: a Profa. Dra. Valdênia Guimarães e Silva Menegon, o Jornalista Sílvio Raimundo Trindade da Cunha e a Profa. Ma. Maria de Jesus Martins de Andrade Silva Cunha.  Também foram entregues diplomas a sócios beneméritos, emérito e de honra ao mérito para pessoas que prestaram relevantes serviços ao IHGC e ao município de Caxias. Na ocasião, a mantenedora do UniFacema, senhora Aryzaltina Silva Penha fez a entrega ao Sr. Antônio de Paiva, do diploma de Sócio Benemérito, Emérito e de Honra ao mérito.

A noite de celebração ainda contou com manifestações de sócios que fizeram alusão ao momento que, coincidentemente, foi realizado no período histórico do aniversário de 200 anos do nascimento do poeta caxiense Antônio Gonçalves Dias, e dos 197 anos de nascimento do patrono-mor do IHGC, o caxiense historiador, médico e matemático, Cesar Augusto Marques.

No encerramento da solenidade houve a apresentação de um vídeo que ilustrou os momentos mais marcantes vividos pela entidade e seus membros, ao longo dessas duas décadas de existência. Em seguida, a plateia participou do lançamento do livro “A incrível vida de Abranches Moura”, de autoria do arquiteto/urbanista, professor e escritor caxiense, Ezíquio Barros Neto, membro do IHGC e atual presidente da Academia Caxiense de Letras.

O UniFacema, representado por suas ilustríssimas mantenedoras, parabeniza o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias(IHGC) pelos 20 anos de sua criação e deseja muito mais realizações para esta instituição que promove estudos de caráter científico, e que possui o objetivo de estudar, debater e divulgar questões sobre história, geografia e ciências afins, referentes ao Maranhão e, especialmente, à cidade de Caxias.