Mantenedoras e o Reitor do UniFacema recebem representantes da Associação dos Artesãos de Caxias

Publicado em 09/04/2024 14:41:51

Nesta segunda-feira, (08/04), as Mantenedoras do UniFacema, senhoras Aryzaltina da Silva Penha e Maria Aparecida Barroso Coutinho e o Reitor da Instituição, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, receberam as senhoras Neta Pinheiro e Francyane Barradas, representantes da Associação de Artesãos de Caxias, que procuraram a instituição com o intuito de firmarem uma parceria, envolvendo o Curso de Design de Moda da IES, na realização do primeiro Festival do Coco Babaçu, que acontecerá nos dias 17, 19 e 20/07.

A Associação dos Artesãos de Caxias tem a finalidade de valorizar ainda mais os artesãos da cidade, apresentando produtos de qualidade, além de incentivar os caxienses a aumentar o consumo de produtos feitos por artistas caxienses, que cada vez mais estão aprimorando suas produções.

Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias, comentou sobre o encontro com as Mantenedoras e com o Reitor do UniFacema.

“Estivemos nessa reunião, no UniFacema, com o objetivo de buscar uma parceria para o primeiro Festival de Babaçu de Caxias. Fomos muito bem recepcionadas pelas Mantenedoras e pelo Reitor da IES, acreditando que o nosso projeto vai ser analisado com muito carinho e esperamos bons resultados. A abertura do Festival vai acontecer dia 17/07, e a culminância do projeto será nos dias 19 e 20/07. O Projeto vai tratar da parte educacional, gastronômica, moda e também da parte artesanal, tudo extraído do babaçu. Temos certeza que o público vai se maravilhar com a gastronomia extraída do coco babaçu, com o desfile de moda, com o campeonato de quebradeiras de coco e outras atrações culturais, como apresentações musicais, teatrais, tudo isso voltado para a grande riqueza que o babaçu nos proporciona.”

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves também se pronunciou sobre a conversa com as representantes da Associação.

“A Associação dos Artesãos de Caxias, que desenvolve um trabalho com a palha do coco babaçu e aqui, representada pela Neta Pinheiro e pela Francyane Barradas, nos procurou solicitando apoio e parceria para que o UniFacema, por meio do Curso de Design de Moda, participe da curadoria para a produção de peças de vestuário, utilizando como insumos, os produtos derivados do coco babaçu e a produção de artifícios de moda, entre eles, bijuterias e artigos para uso na moda feminina, durante a realização do primeiro Festival do Coco Babaçu.”